Como ser um microempreendedor individual de sucesso? Caminhos para o desenvolvimento

A trajetória de quem quer começar um negócio próprio mudou bastante desde que a categoria de microempreendedor individual (MEI) foi criada. Agora, é mais fácil começar o seu negócio de maneira consciente e com o apoio necessário para crescer. Não é à toa que no Brasil já são cerca de 5,6 milhões de MEI cadastrados. Menos de uma década depois da criação da categoria, já vemos empresários colhendo ótimos resultados. Mas como ser um microempreendedor de sucesso? Existe algum segredo? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e apontar alguns caminhos para o desenvolvimento do seu negócio.

Como ser um microempreendedor individual de sucesso?

Como ser um microempreendedor individual de sucesso

Não é da noite para o dia que você se torna um grande empreendedor. Existem alguns fatores que são fundamentais e comuns na história de negócios bem sucedidos. Além de muita dedicação e algumas horas de sono perdidas, de vez em quando, o MEI deverá saber lidar com frustrações e problemas que eventualmente irão aparecer. Além disso, será preciso estudar muito sobre o mercado, separar a vida pessoal da profissional e dedicar algum tempo para se capacitar.

Abaixo, separamos algumas dicas de como ser um microempreendedor de sucesso. Boa sorte!

Legislação e viabilidade do negócio

Antes de se formalizar como MEI, o empreendedor deve buscar a legislação do seu município para tirar algumas dúvidas importantes sobre a viabilidade do seu negócio. Você sabe, por exemplo, se pode trabalhar com o que deseja dentro de casa na região em que mora? Este fator pode ser impeditivo para o seu negócio e por isso é vital pesquisar essas informações antes de arregaçar as mangas e começar efetivamente seu negócio.

Conscientização e planejamento

Quando você se torna um MEI, você se torna um empresário. Ou seja, não é mais um trabalhador comum. Assim que você toma consciência disso, começa a traçar o plano de negócios, a pesquisar exemplos de sucesso, desenvolve espírito de liderança, planeja e estipula metas. E falando em planejamento, é fundamental um planejamento bem detalhado com avaliação do perfil do público-alvo, dos concorrentes, qual é o capital de giro necessário e por aí vai. Nesta fase, é indicada a elaboração de planilhas com todos os números relativos ao negócio. Assim, você consegue visualizar lucros, entender os gastos e avaliar investimento s e ações que possam tornar a gestão mais lucrativa.

Inovação

O microempreendedor de sucesso sabe que inovação é a chave para que uma empresa continue crescendo de maneira saudável. Para isso, é preciso buscar aperfeiçoamento constante e estudar sempre para entregar o que cliente precisa e deseja. Os melhores serviços e soluções são sempre aqueles que foram desenvolvidos com base nas dores do público-alvo. Se você não inova, a tendência é que algum concorrente assuma posição de destaque no seu mercado em algum momento.  Portanto, o ideal é inovar de forma constante, lançando novos produtos ou serviços que sejam diferentes do que já existe no mercado. Além de ganhar vantagem competitiva, ter a inovação como suporte em todas as ações na sua microempresa vai estimular o aperfeiçoamento e criatividade que existem dentro da sua alma empreendedora.

Cálculo de riscos

Sabe aquela velha história de “quem não arrisca não petisca”? Ela é real também no mundo dos negócios. No entanto, mesmo que todo negócio apresente riscos, você precisa saber até que ponto está disposto a ir (e se pode ir). O MEI bem sucedido corre riscos, mas não de forma aleatória: ele calcula. Em um ano de crise econômica, por exemplo, investir de maneira correta e focada em um público e mercado específico pode ser um diferencial para o negócio.

Atualização constante

Mesmo que a área de mercado em que você atua não exija o uso de tecnologia, o consumidor pode querer contatar sua empresa pela internet. Por isso, além de ter um número de telefone, façauma conta de e-mail para comunicação mais rápida e efetiva com os clientes. Outro ponto importante é a presença da sua marca no meio digital. Existem diversas formas de capacitação para empreendedores que queiram fazer anúncios na internet e criar perfis da empresa nas mídias sociais. E falando em capacitação, o estudo deve ser constante. O MEI de sucesso sabe que sempre há mais a aprender e por isso está sempre em busca deinformações sobre finanças, marketing, gestão e empreendedorismo.

Mudanças

Um dos segredos de como ser um microempreendedor de sucesso está na capacidade de mudança. Quando seu negócio começar a tomar proporções maiores, talvez seja o momento de pensar em expandir e se formalizar como microempresa. Mas para isso, o controle das finanças deve estar bem apurado e documentado. Isso porque uma mudança como essa altera as tributações, tanto no tipo, como no valor. Lembre-se que quando o faturamento aumenta, as obrigações também tendem a se tornar maiores.

Entendeu como ser um microempreendedor individual de sucesso? Você pode buscar conteúdos para desenvolver suas habilidades e tirar dúvidas no portal de atendimento do Sebrae-SC ou deixar uma pergunta no campo de comentários.