Saiba como usar indicadores de desempenho para melhorar a produtividade da sua empresa

Entender para que servem os indicadores de desempenho é muito importante para uma gestão de sucesso. Por isso, vamos ajudá-lo a analisar e escolher como usá-los para potencializar o trabalho da sua equipe.

Você saberia identificar os pontos fracos que lhe impedem de alcançar melhores resultados? O uso de indicadores de desempenho demonstrará se a sua estratégia está funcionando e o quão produtiva está sendo para sua empresa. 

Continue lendo e descubra o que são e como funcionam os indicadores de desempenho para cada área.

blog_sebrae_sc_como_usar_indicadores_de_desempenho_para_melhorar_a produtividade_da _empresa


Para começar, você sabe o que são indicadores de desempenho empresarial?

Eles são dados que funcionam como uma ferramenta de gestão. São métricas para analisar os resultados de cada área da empresa, fundamentais para tomada de decisões e planejamentos estratégicos.

Os resultados dos indicadores de desempenho são o espelho da situação atual da sua empresa. Por meio deles é possível encontrar fatores internos e externos que interferem nos seus resultados.

Então para saber se a estratégia está funcionando ou se é necessário um novo rumo, você precisa ter indicadores que forneçam dados o suficiente para a tomada de decisão. Esses dados devem servir para comparar o que foi planejado com o que foi realizado.


Tipos de indicadores:

Para definir quais indicadores de desempenho empresarial são mais adequados para a sua realidade, explicaremos um pouco sobre os indicadores base, que podem ser adaptados de acordo com o contexto de cada negócio.

O indicador de qualidade do seu produto ou serviço deve ser uma prioridade para o gerenciamento. É possível dividir esse indicador em duas análises, que são:

  • Qualidade do processo – com ele, você analisa como as atividades estão sendo desenvolvidas durante os processos, se há irregularidades e como é o processo ideal.
  • Qualidade do produto/serviço – é importante para identificar o quanto ele soluciona dores do cliente, desde seu design até a durabilidade e atendimento. Nesse caso, é possível aplicar pesquisas com os clientes para obter algumas dessas informações.

A produtividade da sua empresa tem relação direta com os resultados que ela alcança. Esse indicador mede o quão eficiente é o processo de produção, levando em conta alguns fatores:

  • Os custos de produção e operação da empresa
  • A quantidade de pessoas ocupadas em tarefas que trazem resultado
  • O faturamento da empresa 

O desempenho da equipe é o indicador que influencia completamente nos outros. Com ele é possível gerenciar a equipe de forma harmônica e produtiva. Nesse indicador são analisados:

  • O conhecimento da equipe em relação às atividades executadas. Com isso, é possível entender melhor pontos de atenção nos processos desenvolvidos possibilita ao gerente investir em capacitações ou contratações especializadas para as áreas.
  • O comprometimento do colaborador e o quanto os objetivos dele estão alinhados com os da empresa.

O último indicador base é o financeiro.  Nele é analisado o cenário geral da empresa e o quanto seus processos estão em conformidade. Os principais pontos que compõem o indicador são:

  • Controle dos custos fixos, para saber se há crescente ou decrescente para que não haja desequilíbrio financeiro.
  • O índice de inadimplência que indica se há uma estratégia de negociação e cobrança efetiva e se o valor vendido corresponde ao recebido.
  • O cálculo do lucro real da empresa que deve ser um dos guias das estratégias desenvolvidas.
  • O valor de faturamento da empresa em determinado espaço de tempo

 

Mas afinal, quais são os benefícios dos indicadores de desempenho?

Além de dar clareza para gerenciar o dia a dia da empresa, os indicadores fornecem a base para a análise e evolução de processos. Quando é identificado o ponto de atenção através de uma métrica, fica mais fácil criar uma solução para aquela dor e pensar em inovação para os processos. 

É muito mais fácil gerenciar seus negócios utilizando indicadores base para alavancar seus resultados. 

Você quer uma gestão ainda mais produtiva? 

O programa Brasil Mais chega para auxiliar as empresas a alcançar melhores resultados e elevar sua produtividade. É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, o SENAI e a ABDI para a promoção de melhorias rápidas. Inscreva-se e descubra se o perfil da sua empresa está apto para este programa.

Para um Brasil mais produtivo, o programa estabelece uma métrica que ajuda a desvendar a forma que os indicadores influenciam na produtividade das empresas. A relação é expressa através da seguinte fórmula:

Produtividade = Faturamento – Custos / Pessoas Ocupadas

Quer saber mais? Então acesse o site do Brasil Mais e inscreva-se.

Até a próxima! 🙂

3 comentários em “Saiba como usar indicadores de desempenho para melhorar a produtividade da sua empresa

  1. palmirio joao custodio Responder

    Ola boa tarde estou fazendo alguns cursos pelo sebrae,e estou tendo bastante resultado,para mim esta sendo muito importante .

    Palmirio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *