Está pensando em abrir uma confeitaria gourmet? Conheça as oportunidades

confeitarias gourmet

Quem não enche os olhos ao passar em frente a uma confeitaria gourmet e ver lindos bolos, tortas, cupcakes e outros doces? Graças à proliferação de novos negócios na área e à grande aceitação do público, essa tem sido uma cena cada vez mais comum. Confeitarias gourmet, docerias e lojas de bolos estão virando verdadeira mania nacional e proporcionando uma oportunidade de empreender que pode ser iniciada sem um grande investimento inicial.

Se no passado os bolos e doces finos eram tidos como artigos de luxo, hoje há cada vez mais estabelecimentos gastronômicos focados na venda e popularização desse tipo de artigo: a arrecadação do segmento passou de R$ 40 bilhões, em 2007, para R$ 76 bilhões em 2015, de acordo com dados da Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip).

Pequeno empresário à frente do crescimento das confeitarias gourmet

No cenário de crescimento pelo qual passam novos negócios de doces e bolos gourmet, os micro e pequenos empreendedores têm algumas vantagens. A começar pelo caráter artesanal dos produtos desenvolvidos nesse tipo de empreendimento. Por não serem muito industrializados e nem produzidos em larga escala, bolos e guloseimas gourmet demandam toque caseiro, que combina com a rotina de micro e pequenos negócios.

Além disso, de acordo com a Abip, das mais de 70 mil padarias brasileiras, uma fatia superior a 80% é composta por micro e pequenas empresas, dado que sinaliza a capacidade dos micro e pequenos empresários em desenvolver empresas no ramo. Assim como as confeitarias, as padarias gourmet também devem ter um próspero crescimento na próxima década, passando a competir com supermercados e diversificando a oferta de produtos e serviços.

Modelos de negócios que você pode empreender

Agora que você já conhece as boas condições que o mercado oferece para abertura de uma confeitaria gourmet, docerias e lojas de bolos, é hora de saber em que modelo de negócio investir. Para isso, separamos algumas opções de empreendimento onde você pode comercializar brownies, cookies, brigadeiros, bolos, tortas, macarons e muitas outras delícias apreciadas pelos consumidores.

Confeitarias gourmet – Servem cardápios com doces, bolos e tortas decoradas com requinte e alto apelo visual. Muitos produtos são quase artísticos!

Brigaderias – Comercializam “brigadeiros gourmet”, que levam ingredientes mais sofisticados. Por serem especializados, esses empreendimentos inovam em sabores, formas e embalagens diferenciadas. 

Brownerias – Especializadas em brownies, produzem opções diferenciadas, com embalagens estilosas, em potes, além de agregarem novos ingredientes em seus recheios. Muitos empreendedores iniciam comercializando o produto em cafés, padarias e confeitarias antes de abrirem uma loja especializada.

Lojas de bolos artesanais – Os bolos produzidos nessas lojas podem ter características artesanais e decoração simples. A variedade e qualidade dos produtos são os principais apelos aos consumidores, especialmente aqueles que não sabem ou não têm tempo de fazer a receita.

Lojas de doces finos e trufas – Utilizam receitas mais tradicionais, mas adotam diferenciais na decoração e embalagens. Os produtos geralmente são consumidos em eventos como casamentos e formaturas e outras ocasiões especiais.  

Quer conhecer ainda mais esse mercado?

Para ter mais informações com dicas, estratégias, perfil do público e exemplos de empresas bem sucedidas no segmento, baixe o conteúdo completo Docerias, bolerias e confeitarias gourmet, desenvolvido pela equipe de inteligência do Sebrae/SC. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *