Conheça o novo networking e a importância de cultivar relações humanas

20171213_Blog

O networking tem um papel fundamental para o fortalecimento de contatos e fechamento de alianças e parcerias para o negócio. Hoje em dia, é possível utilizar ferramentas que organizam os clusters e identificam a frequência e a forma que se deve aquecer a amizade.

Porém, o conceito do networking, que parte do “uma mão lava a outra”, é visto como ultrapassado. A prática tradicional de troca de interesses é analisada, por algumas pessoas, como um hábito de falsidade, pois as amizades são ‘fabricadas’ apenas para benefício de todas as partes.

O novo termo, que vem sendo utilizado com maior força, é o “netweaving“. Em inglês “net“, significa rede e “weave“, tecer. A palavra propõe uma forma nova de obter oportunidades profissionais e enxergar as relações humanas.
A ideia é cultivar laços de amizade, desprezando interesses materiais a curto prazo. O netweaving troca experiências e ideias, mas não espera retornos imediatos. Dessa forma, a conquista e o fortalecimento dos laços ocorrem de maneira natural e, por vezes, mais verdadeira.

Mas qual a vantagem em praticar o netweaving em vez do networking?

Um estudo publicado pela revista científica Nature, trouxe dados que comprovam que a prática de atos bondosos e generosos ativam mecanismos no cérebro que são associados à sensação de felicidade e bem-estar. Outro fator é que você não terá a garantia de retornos imediatos, porém essas amizades, desenvolvidas a partir da prática, podem permanecer por anos, pela vida toda ou até mesmo serem completamente passageiras. O que realmente muda e destaca o netweaving é que a pessoa se torna interessada em vez de interesseira.

O nome que vem das palavras “rede” + “tecer” significam recuperar os laços, a malha social. Vemos através das redes sociais a quantidade de conexões possíveis de estabelecer. Se a sua dificuldade for iniciar uma interação pessoalmente, comece aquecendo seus contatos nas redes e passe aos poucos para a troca de contato presencial.

O segredo é: não se preocupe com os retornos a curto prazo. De alguma forma você receberá algo em troca, seja em felicidade por fazer o bem ou através de uma ótima oportunidade de negócio.

Acompanhe também aqui no SIS/SEBRAE dicas fundamentais para as tendências no mercado empresarial que estão acontecendo ou que estarão em alta. Cadastre-se aqui e receba os estudos gratuitamente.