Construção de marca: como aplicar na minha empresa

A construção de marca é um processo que pode levar anos. Uma marca não é apenas o nome da empresa e o que vende, mas tudo que a empresa representa para seus clientes e para a sociedade. Ela vai muito além de um logotipo, e também trata da decoração dos ambientes, rótulos, embalagens e tudo que está ligado à imagem de uma empresa.

Por exemplo, quando pensamos na marca Disney, nos remetemos a um mundo de fantasias, que pode ser vivido em seus parques, filmes ou com seus produtos. Isso porque a “cara” da empresa está presente em seu modus operandi, inclusive na cultura da empresa. Sendo assim, dá pra entender a importância de uma boa construção de marca, certo? 

E você? Já pensou sobre quais são os sentimentos que a sua marca desperta em seus clientes? Ou ainda por que o público se identifica com ela? Essas são apenas algumas perguntas que você deve pensar quando for trabalhar a construção de marca. Neste artigo, mostraremos como construir a marca da sua empresa.

 

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O que é construção de marca?

A construção de marca é um processo pelo qual as empresas passam para dar forma ao seu negócio. Em muitos casos, esse processo é natural, vai sendo construído com o tempo, de acordo com as ações e tomadas de decisão dos gestores do negócio. Porém, quando isso acontece, a empresa pode ser levada a construir uma marca que não gostaria.

Você deve conhecer a empresa de eletrônicos e eletrodomésticos CCE, que hoje não existe mais (foi adquirida pela Lenovo, que não levou a marca para frente). Por muitos anos, a empresa foi vista como uma marca que vende produtos sem qualidade, que dão problema e não eram recomendados. Tanto é que algumas brincadeiras com a sua sigla foram criadas.

Essa foi uma construção de marca involuntária, a CCE não desenvolveu sua missão e valores com o objetivo de ser uma empresa que não entrega qualidade. Nenhuma empresa quer isso, mas em algum momento da sua história enfrentou problemas que fizeram com que a falta de qualidade fosse associada a sua marca.

A construção de marca é um processo que deve ser conduzido pela empresa, para evitar que seu nome e sua imagem sejam prejudicadas. Veja a seguir como construir a reputação da sua marca com 5 perguntas.

Para quem está entrando no mercado agora, essa é a oportunidade de rever tudo que já foi planejado e as decisões que foram tomadas para conduzir o negócio. Se a sua empresa já está aberta, aproveite para avaliar essas questões e como elas podem ser aplicadas para inovar.


1. Qual é o seu lugar no mercado?

Entender o mercado e como a sua empresa será ou está inserida nele é o primeiro passo.  Busque informações sobre os seus clientes e faça o cruzamento desses dados para identificar pontos em comum. Isso pode mostrar porque eles compram da sua marca.

O Google e as redes sociais também podem te ajudar. Pesquise sobre o seu segmento e analise os concorrentes diretos e indiretos que aparecem nos resultados. Nas redes sociais, veja quais são as marcas relevantes em meio digital e como elas interagem com o público.

Observe o comportamento dos clientes, como eles se comunicam e a linguagem que utilizam. Esses fatores te ajudarão a identificar o modo de ser da sua marca.

 

2. Qual é a personalidade da sua marca?

 Uma marca nova, provavelmente, não tem personalidade, mas ela deve ser construída. Busque um foco e use como base para criar os outros elementos da marca. Algumas perguntas podem te ajudar:

  • Como sua marca se posiciona no mercado?
  • Quais palavras estão associadas à sua marca?
  • Que tipo de personalidade é atraente para seus clientes?
  • Quais conceitos descrevem sua marca?
  • Como você gostaria que seus clientes enxergassem sua empresa?

A ideia de responder essas perguntas, além de forçar um pensamento mais crítico sobre o negócio, é buscar associações que formarão uma imagem no final.

 

3. Qual é o slogan da sua marca?

Lembra do caso da empresa CCE? A brincadeira com a sigla, no Brasil (Começou Comprando Errado)  se tornou o slogan da marca, pois “Do jeito que você quer” não era forte o suficiente. O slogan da empresa deve ser curto, fácil de entender e memorizar. Além disso, a frequência com que é utilizado ajuda a reforçar a mensagem na mente do cliente.

 

4. Qual é a imagem que remete à sua marca?

O logotipo é a cara da empresa. É por meio desse símbolo que os clientes vão reconhecer a sua marca mais facilmente. O desenvolvimento do logotipo deve ser feito por um profissional de design que vai estudar sobre a sua marca e criar uma representação de acordo com a sua história, seu produto e uma série de fatores.

 

5. Como a sua marca se comporta diante dos problemas?

Essa pergunta é muito importante, pois pode influenciar de forma decisiva na construção de marca. Uma empresa que não sabe lidar com críticas, que não oferece um bom atendimento, pode criar uma imagem negativa. Mesmo quando o cliente faz uma reclamação, é importante que seja bem atendido para a tentativa de solução do problema.

Diversas empresas já foram à falência por se envolver em escândalos, vender produtos sem qualidade, estragados ou por maltratar o cliente. O comportamento pode dizer muito mais sobre uma marca do que todos os serviços ou produtos que oferece. Além disso, uma longa trajetória de sucesso também pode ser destruída por causa de um problema.

Chegar até um diagnóstico para a construção de marca da sua empresa não será tão simples. Você tem que estudar sobre o seu mercado, se informar sobre as empresas que tiveram suas imagens prejudicadas, etc. É um processo trabalhoso e que pode levar um tempo.

Construção de marca e profissionalismo

Muitas pequenas empresas, com poucos recursos, sentem a necessidade de realizar uma construção de marca mais robusta, mas acabam optando por fazer um trabalho amador. Muitas vezes, o próprio dono da empresa ou outra pessoa sem capacitação desenvolve uma marca e apresenta assim a empresa ao mercado. 

Isso é um erro muito grande. A sua marca é a sua identidade, sua imagem. Seu produto ou serviço pode ter a melhor qualidade, mas se nos primeiros contatos o cliente perceber uma marca amadora e pouco preocupada com causar uma boa impressão, ele provavelmente não se sentirá compelido a experimentar seus produtos. 

Assim, para que uma marca seja construída de acordo com os princípios que abordamos anteriormente, é preciso que esse processo seja realizado junto a uma empresa especializada na área de design. Além de saber realizar as perguntas certas para a construção de marca, essa empresa também saberá analisar as respostas para transformá-las em uma imagem que realmente esteja de acordo com o conceito da sua empresa.

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A importância de uma consultoria em design

Pequenas empresas na maioria das vezes não possuem uma equipe interna para cuidar da sua marca. Não tem problema, a contratação de uma consultoria de design será a melhor escolha nesse caso. Alguns motivos para que você contrate uma consultoria em design para a construção de sua marca são:

Expertise

Claro que a primeira questão aqui é a especialidade. Uma consultoria em design tem o conhecimento para desenvolver a imagem de uma empresa. Além disso, conhece todas as tendências do design e irá utilizar técnicas e metodologias apropriadas para a conclusão desse processo. 

Neutralidade

A neutralidade é um fator muito importante para a construção de marca. Muitas vezes, o empreendedor tem uma ideia fixa da imagem que ele quer passar, mas ela não está alinhada a seus produtos e serviços. Com uma visão imparcial, sem vínculos, uma consultoria consegue identificar, por meio de estudos e pesquisas, qual é a imagem ideal para aquela empresa.

Cocriação

É importante que o empreendedor entenda que uma consultoria não trabalha sozinha. Todos os passos para a construção de marca serão realizados em conjunto com a empresa, e o empreendedor e seus colaboradores participam de todo o processo.

Prazo

Como uma consultoria tem um papel determinado dentro da empresa, ela terá um prazo, com início, meio e fim, para concluir o processo de construção de marca. Quando uma empresa decide realizar esse processo sozinha, internamente, ele pode, além de não atender a determinados requisitos profissionais, demorar muito mais que o planejado. Além disso, é muito comum haver queda na produtividade, já que os profissionais precisam se desdobrar entre a construção da marca e suas funções usuais.

Saiba como escolher uma consultoria externa para sua empresa

Por fim, vale lembrar que uma marca não é um elemento fixo da sua empresa. Assim como a sua empresa, ela também evolui, e precisa ser revista de tempos em tempos, de acordo com as mudanças nas suas estratégias. Nesses casos, também é possível contar com o apoio de uma consultoria especializada para reavaliar a sua marca.

Acompanhe os posts do Blog e saiba mais sobre aspectos essenciais de design para a sua empresa!

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