Consultoria de inovação: áreas essenciais para a sua empresa

Nós, do Sebrae, acreditamos que toda e qualquer empresa, de qualquer porte, só consegue obter sucesso por meio da inovação. Seja ela em produtos, serviços, formas de atendimento, suporte, processos sustentáveis, entre outras. Em tempos de concorrência cada vez mais acirrada e momentos de crise, somente a inovação é capaz de manter essas organizações em forma, preparadas para as constantes mudanças do mercado e ao mesmo tempo conquistando seus objetivos. E um meio muito indicado para que as empresas adotem esse modo de operar é a consultoria de inovação.

consultoria de inovação

Isso porque uma consultoria de inovação busca não somente inserir a inovação em uma empresa, mas também permitir que as organizações consigam se manter nesse caminho, seguindo algumas recomendações e abrindo espaço para que se instale uma cultura inovadora nesses locais.

 

O que faz uma consultoria de inovação?

Uma consultoria de inovação entende que os clientes estão sempre buscando novidades do mercado e experiências diferenciadas, de olho nas tendências. Esses profissionais irão visualizar o negócio em sua totalidade e de forma neutra, propondo projetos para agregar mais valor à empresa e, principalmente, a seus clientes. 

 

Na prática, a consultoria de inovação realizará uma série de processos para observar os consumidores com mais atenção, entendendo suas demandas e aperfeiçoando os produtos e serviços de sua empresa de modo estratégico. A partir da observação dessas demandas e também dos processos internos da empresa, a consultoria irá sugerir e implantar ações para a melhoria de processos, gerando mais produtividade, menos desperdício, adequação às normas e regulamentos necessários, mais qualidade, entre outras, com o objetivo final de aumentar o faturamento e o lucro dessas organizações.

 

Inclusive, esse olhar externo da consultoria é essencial, já que grande parte das empresas (principalmente as de menor porte) concentram seus esforços em atividades operacionais. Elas acabam não tendo tempo para observar os processos de forma mais estratégica.

 

Áreas essenciais para a inovação de uma empresa

 

Design

O design de seu produto, o layout do seu ambiente e a sua logomarca, e tudo o que diz respeito à imagem de sua marca, será a primeira impressão de seu cliente. E claro que ela precisa ser inovadora para que ele escolha comprar o seu produto em vez do produto do concorrente. Assim, é preciso desenvolver uma boa identidade visual da empresa, gerando mais lucros e o reconhecimento da sua empresa no mercado.

 

Produção e qualidade

A otimização de processos e produtos faz com que sua empresa obtenha certificações reconhecidas pelo mercado (como a ISO 9001), mais produtividade e, consequentemente, lucros. Inovar nesses quesitos, utilizando desde soluções simples até tecnologias avançadas, é fundamental para alcançar melhores resultados. 

 

Desenvolvimento tecnológico

O desenvolvimento de novos produtos e processos é necessário para atender a novas demandas que surgem o tempo todo no mercado. Assim, estar atento a essas demandas faz com que o empreendedor esteja à frente da concorrência. A tecnologia não se faz apenas de grandes e caros projetos, mas também de soluções simples e eficazes. 

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um quesito obrigatório e exigido por leis para as empresas, nas questões ambientais e de segurança, principalmente. No entanto, a empresa pode ir além e inovar, garantindo incrementos em eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, saúde e segurança no trabalho. Isso irá proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, colaboradores mais engajados, uma marca reconhecida pela sociedade, o aumento de vendas e um maior lucro.

 

Consultoria de inovação Sebraetec

Visando à necessidade de inovação em pequenas empresas, o Sebrae disponibiliza o Programa Sebraetec, que oferece consultorias alinhadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, com o objetivo de promover a melhoria de processos, produtos e serviços de empresas já estruturadas ou em fase inicial. As consultorias são realizadas por empresas especializadas e parceiras do Sebrae, e atuam nas quatro áreas citadas no tópico acima: design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade.

 

Na prática, o Sebraetec funciona da seguinte forma: 

 

1. O empreendedor entra em contato com o Sebrae, que realiza um diagnóstico das necessidades da empresa e percebe qual é a consultoria mais indicada para essa organização.

 

2. O Sebrae realiza um orçamento com seus parceiros especialistas naquele segmento de consultoria.

 

3. O Sebrae oferece um subsídio de 50% a 70% a esse empreendedor.

 

Ou seja, a empresa recebe uma consultoria de inovação presencial, com vários encontros e elaboração de relatórios e proposição de ações, por 30% a 50% do valor inicial.

Quer saber como participar do programa? Acesse o site do Sebraetec!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *