Os melhores cursos de gestão financeira para empreendedores

A organização e o gerenciamento de recursos são os principais aspectos que guiam o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Com o controle das finanças, os gestores podem ampliar o número de funcionários, melhorar a estrutura física da empresa, investir em estratégias de marketing, comunicação e capacitação da equipe. A partir de uma boa administração financeira é possível aumentar os salários dos colaboradores e gestores da empresa. Ou seja, é fundamental que os empreendedores e empresários busquem capacitação e realizem cursos de gestão financeira.

Mais do que adquirir conhecimentos teóricos sobre gestão financeira, é importante que os empreendedores tenham domínio sobre os principais processos da área; uma vez que, em microempresas e pequenos negócios é difícil contratar profissionais com formação específica para serviços como:

– controle de venda e fluxo de caixa;
– análises financeiras;
– demonstração de resultados;
– avaliação de tributos;
– gestão de preços;
– planejamento do orçamento;
– pagamento e controle de contas.

Em nosso Portal de Atendimento, disponibilizamos vários materiais gratuitos para leitura como os eBooks Como organizar as finanças sem dor de cabeça? e Planejamento Estratégico: Da teoria à prática.

Todavia, não se deve apenas fazer a leitura de conteúdo, mas também realizar cursos de gestão financeira. Nessas ocasiões, há contato com profissionais e relatos de experiências, e quem participa desse tipo de capacitação pode tirar dúvidas pontuais sobre o seu negócio. Também em cursos online, em que é possível acessar fóruns e enviar perguntas, com a vantagem de ter flexibilidade de tempo para concluir os estudos.   

Por isso, listamos as principais áreas e os melhores cursos de gestão financeira para profissionais que desejam aperfeiçoar suas competências técnicas na administração do seu negócio.

cursos de gestão financeira

Formação básica para negócios com cursos de gestão financeira

Um dos primeiros conhecimentos que empreendedores e empresários devem buscar ao iniciar um negócio é sobre como realizar o planejamento financeiro para empresas. Mais do que uma simples ferramenta de organização, os gestores conseguem direcionar melhor a aplicação de recursos, calcular gastos, investimentos e ainda prever riscos.

Para isso, é importante conhecer as características de um negócio, avaliando as necessidades e objetivos financeiros do empreendimento. No curso online Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes, o CEO da Conta Azul Vinicius Roveda, apresenta os primeiros passos no desenvolvimento de um planejamento financeiro e alguns instrumentos para realizar a gestão dos recursos da empresa.  

Um dos aspectos fundamentais destacado por Vinicius no gerenciamento financeiro de um negócio é a gestão de preços e custos operacionais para a execução de serviços e produção de mercadorias. Saber administrar as entradas e saídas, assim como precificar corretamente os produtos de um empreendimento é fundamental para obter o lucro desejado. Neste contexto, recomendamos acessar:

  • Matemática Financeira Básica: você pode até ter uma floricultura ou trabalhar com artesanato, mas para obter recursos com o seu negócio precisa saber calcular juros, taxas, e descontos. Esses conhecimentos o ajudarão no momento de realizar vários processos contábeis, assim como no momento de elaborar o plano orçamentário da sua empresa. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários do País) disponibiliza gratuitamente um curso online sobre o tema, que pode ser realizado em até 30 dias.

  • Ferramentas de Controle Financeiro: Fluxo de caixa, planejamento de gastos, preço de venda, demonstrativos e análise de resultados; estes instrumentos são fundamentais para organização e monitoramento das finanças. No curso presencial Gestão Financeira – Na medida, realizado mensalmente pelo Sebrae em todo o Estado, é possível aprender a usar na prática essas ferramentas, e ainda obter ideias de como produzir e lucrar mais na empresa. Neste curso são oferecidas consultorias individuais para os participantes.  

    Outro curso de gestão financeira que recomendamos é o OKR: Tome as melhores decisões para impulsionar o crescimento. Trata-se de um método de planejamento e alinhamento estratégico para os negócios, que vem sendo aplicado em grandes organizações de sucesso, a partir da gestão ágil de metas.  

Em nosso Portal de Atendimento oferecemos mais capacitações de diferentes áreas para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Acompanhe o Blog do Sebrae e saiba mais sobre o gerenciamento e controle de empresas.

loja_virtual_para_pequenas_empresas