Checklist de Design para empresas: identidade de marca e outros aspectos essenciais

Estratégias de design precisam ser revisitadas constantemente pelas empresas, e especialmente aquelas que não as adotam, precisam tomar mais cuidado. O design é responsável por criar uma identidade para a sua marca e fazer com que ela seja refletida em todas as abordagens, peças, produtos e demais pontos de contato da marca com o mercado.

O objetivo principal ao reforçar estratégias de design é gerar reconhecimento aumentando a visibilidade da sua empresa para, consequentemente, melhorar o desempenho em vendas. São diversos aspectos envolvidos na consolidação de uma marca e tudo deve ser cuidadosamente analisado durante a concepção das ideias e até a divulgação final deste resultado.

Uma novidade neste processo para a maioria das empresas é o aspecto do design de serviço, por não estar diretamente relacionado a uma parte mais visual. Este tipo de atividade busca entender como se organiza a prestação de serviços da sua empresa, desde o relacionamento com fornecedores, passando por rotinas e processos internos com os colaboradores, até o contato e atendimento aos clientes.

Compreender e desenhar esse processo da forma mais otimizada possível pode trazer grandes ganhos para as empresas, especialmente pela geração de ideias. Ao investigar os processos da sua empresa você pode descobrir, por exemplo, que existe uma taxa muito alta de retrabalho na produção. Ou então, pode identificar que uma equipe está sobrecarregada e outra ociosa, podendo entender melhor como otimizar essa produtividade para potencializar os resultados para a empresa.

 

Checklist de design de para empresas

Para garantir maior apoio às pequenas empresas neste processo de estruturação, o Sebrae está oferecendo consultorias em design em quatro grandes áreas:

  • Design de Ambiente;
  • Design de Comunicação;
  • Design de Produto;
  • Design de Serviço.

Em cada uma delas, profissionais da área e especialistas de grande trajetória neste mercado poderão contribuir com a criação, planejamento e execução de estratégias de design para a sua marca.

Para te ajudar a entender melhor que áreas da sua empresa podem necessitar de atualização na parte de design, montamos uma checklist com detalhes sobre as diferentes possibilidades de implementação. Para saber mais, clique no banner abaixo!

design para empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *