5 diferenças entre líderes e gerentes

Você saberia definir quais são as diferenças entre líderes e gerentes? Para muitas pessoas não há, pois ambos exercem as mesmas funções e são cobrados pelas mesmas responsabilidades. Entretanto, o que os diferencia não está tão relacionado com o escopo de suas tarefas, mas sim com a forma que conduzem suas equipes. 

blog_sebrae_sc_5_diferencas_ entre_lideres_e_ gerentes

Na prática, isso quer dizer que as diferenças entre líderes e gerentes estão além das questões práticas e cotidianas de suas funções. Explicando assim, até parece difícil de identificar, mas é bastante simples e mostraremos isso neste conteúdo. Veja a seguir quais são as diferenças entre líderes e gerentes. 

5 diferenças entre líderes e gerentes

Em muitas empresas líderes e gerentes são termos utilizados para nomear aqueles que são responsáveis pela gestão de uma equipe. No passado, o termo chefe foi utilizado com bastante frequência, mas acabou sendo substituído, pois a imagem que o título refletia não era muito positiva. 

A palavra chefe remetia a um profissional autoritário, que dava ordens e não costuma ser muito flexível com a equipe. O termo passou a ser substituído por gerente ou líder. Entretanto, há um equívoco na utilização dos dois termos como se fossem semelhantes, pois há diferenças entre líderes e gerentes. 

1. Profissionais gestores x profissionais inovadores

A posição de gerente está mais relacionada com uma função administradora. O que isso quer dizer exatamente? O gerente é aquele profissional que cuida de questões administrativas do negócio. Por mais que tenha uma equipe para orientar, sua função está mais voltada para a administração burocrática e estratégica do negócio. 

Enquanto isso, a atuação do líder se refere com a busca por novas ideias e soluções, bem como realizar a gestão de pessoas, impulsionando e incentivando sua equipe. Ou seja, o líder está observando além das questões burocráticas e administrativas de um negócio. É um perfil que precisa estar sempre bem informado, atualizado e antenado com as tendências do mercado, para conseguir desenvolver novas estratégias e táticas para a empresa. 

2. Profissionais técnicos x profissionais com capacitação abrangente

O  gerente costuma apresentar um perfil bastante técnico. Em geral é uma pessoa especialista na área de atuação da empresa. Uma pessoa que teve toda sua formação voltada para aquele segmento e se especializou. São pessoas que sabem resolver muito bem os problemas da rotina do negócio.

O líder nem sempre tem formação focada na mesma área de atuação da empresa. Pode ser uma pessoa formada em outra área, mas que acabou construindo uma experiência relevante naquele setor, ou ainda, que tem habilidades que são importantes para aquela área ou sabe lidar com desafios diversos, não só aqueles relacionados com a área de negócios da empresa. 

3. As entregas serão realizadas x os acordos profissionais são mais importantes

Uma questão que diferencia bastante líderes e gestores é a relação entre entregas e acordos. O gerente vai sempre prezar pela garantia de entrega de seus projetos. Por isso, vai manter um controle maior e mais rígido sobre os processos. Em algumas situações, pode-se exigir mais dos colaboradores para que todos os projetos e entregas ocorram dentro dos prazos. 

Os líderes valorizam mais os acordos e a relação de confiança com a sua equipe. Os profissionais têm maior autonomia e não são tão pressionados. Por causa dessa relação, é mais comum que a equipe informe ao líder sobre as possibilidades de atrasos nas entregas. Entretanto isso não será, necessariamente, um problema, pois na relação entre líder e equipe os acordos são mais importantes. 

Gerentes e líderes sabem bem quem escolher para realizar determinada tarefa, por isso o sucesso nas atividades é uma realidade para os dois perfis de profissionais. 

4. A relação de confiança x a relação de controle

O gerente tem o perfil de quem está sempre no controle da situação, ou pelo menos, queria estar. Esse controle não está relacionado apenas com as atividades e a rotina da empresa, também envolve os profissionais. 

A vantagem desse comportamento é que o gerente está sempre inteirado sobre o que está acontecendo ao seu redor, sabendo todos os processos, suas etapas, prazos, andamento de projetos e, o principal, conhecendo bem a sua equipe e o que são capazes de entregar. 

A posição de líder está mais relacionada com a confiança mútua. Os colaboradores não veem o líder como uma pessoa arbitrária e que quer controlar tudo. Pelo contrário, o que o líder sabe – além do que ele observa – depende, em grande parte, do que é reportado pelos profissionais. Como a relação está baseada na confiança, as informações não costumam ser falsas ou mentirosas. 

O líder inspira os colaboradores a entregarem o seu melhor, dentro do seu próprio ritmo de trabalho, por isso os profissionais se sentem mais livres e confiantes em exercerem suas atividades. É uma relação construída de forma natural, na base dos exemplos. Os profissionais observam a atuação do líder e se inspiram, querem ser como ele e contribuir com o seu trabalho. 

5. Saber “o que” e”porque” x saber “como” e “quando”

Nem sempre o que e por que são perguntas que vão levá-lo a resolução de um problema. No lugar dessas questões experimente usar como e quando. Ou seja, em vez de questionar o que não foi feito e por que, questione como e quando a tarefa será executada. 

No primeiro exemplo de perguntas, geralmente usadas por gerentes, o profissional recebe o questionamento como uma acusação ou algo que vai levá-lo a culpa pelo problema. No segundo caso, em geral, perguntas usadas por líderes, o objetivo é ter um resultado. 

Não importa mais os motivos que impediram a execução de uma atividade, mas sim o que será feito para resolver aquele problema. Ou seja, o profissional vai refletir sobre o que aprendeu com aquela situação, vai desenvolver habilidades de resolução de problemas e não ficará se martirizando ou se culpando por não ter executado o que deveria. 

Agora que você já sabe a diferença entre líderes e gerentes, responda nos comentários: você é um líder ou um gerente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *