Como ser um empreendedor de sucesso?

O que é ser um empreendedor de sucesso para você? Conseguir alavancar sua ideia, colocar o negócio no mercado, ter clientes bons e fiéis, são algumas características que definem o sucesso para muitos empreendedores. Todos sabem que conquistar tudo isso não é fácil e não acontece do dia para a noite. Pelo contrário, é preciso muito trabalho, dedicação e empenho. 

Desenvolver algumas características e habilidades é o primeiro passo para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Neste conteúdo, você vai entender quais são essas características e habilidades e como desenvolvê-las. Confira!

blog_sebrae_sc_como_ser_um_empreendedor_de_sucesso

O caminho para se tornar um empreendedor de sucesso

Trabalhar em um negócio próprio é o sonho de muita gente. Montar uma empresa não é fácil, mas também não é uma exclusividade de quem já nasceu com as características de um empreendedor. Elas existem, é claro, mas podem ser desenvolvidas também por pessoas que desejam empreender. Para isso existem cursos e oportunidades de vivência que podem formar ou reforçar a capacidade de empreender.

Antes de qualquer qualidade, o empreendedor precisa acreditar naquilo que está fazendo. Seja qual for a sua área de atuação, o negócio não vai prosperar se o dono não tiver absoluta confiança em suas atividades. Por isso, as bases de uma empresa de sucesso são as informações sobre o mercado, a preparação do empreendedor e, principalmente, o propósito do empreendimento existir.

Assim, para estabelecer essas bases e formar uma empresa de sucesso, é essencial desenvolver algumas características essenciais. Saiba quais são elas a seguir.

Conheça as características de um empreendedor

1. Iniciativa

Iniciativa é a primeira das características de um empreendedor de sucesso. Ninguém resolve montar um negócio se estiver acomodado na atual situação profissional. É preciso estar atento às oportunidades e agarrá-las assim que perceber que tem capacidade para isso. Não basta ter boa intenção, é preciso agir e fazer as coisas acontecerem.

Pesquisar, buscar referências e se manter sempre informado são iniciativas que não exigem muito do empreendedor, apenas interesse e foco no objetivo. As redes sociais são ótimas alternativas. Procure acompanhar perfis de pessoas que inovaram em setores tradicionais ou criaram novos modelos de negócios. Observar o comportamento desses perfis pode te ajudar a ter muitos insights.

2. Persistência

Montar uma empresa não é fácil. O empreendedor encontrará muitos obstáculos pelo caminho: encontrar clientes, bons fornecedores, lidar com a concorrência, e, inclusive, consigo mesmo. Ter que lidar com essas situações podem levar o empreendedor a questionar sobre a criação do negócio e se vale a pena mantê-lo.

Muitas vezes um erro ou fracasso contém lições valiosas para realinhar seus planos, mesmo que exijam ainda mais esforço. Nunca desista no primeiro tropeço. Diversos empreendedores tiveram que passar por atribulações até atingir o sucesso que esperavam.

3. Planejamento

O plano de negócio é a etapa inicial da abertura de uma empresa. Esse planejamento, no entanto, não para nesse primeiro momento. O empreendedor precisa estar constantemente monitorando e analisando os resultados de seu negócio. Assim, pode desenvolver planos de ações para corrigir erros e, também, potencializar os acertos.

Defina períodos para avaliar o seu negócio. O ideal é que a análise seja feita com uma certa frequência (mensal, trimestral etc). Identifique os erros de gestão e operação, pontue o que precisa ser melhorado e busque soluções para cada um desses aspectos. Em seguida, defina um planejamento, com as ações que devem ser executadas e em quais datas.

Conheça também as vantagens de apostar no modelo Canvas de negócio.

4. Autoconfiança

Entre as características de um empreendedor de sucesso está a crença inabalável nas próprias capacidades. Isso não significa, evidentemente, que o empreendedor estará certo 100% do tempo. No entanto, se tiver conhecimento profundo de seu negócio, saberá extrair as informações necessárias para tomar as decisões corretas e liderar a equipe para o sucesso.

Além disso, ter autoconfiança mostra aos profissionais da sua empresa que você sabe o que está fazendo – mesmo que não saiba totalmente. Isso ajuda a manter a credibilidade da equipe na empresa, deixando-os mais seguros para continuar suas atividades. 

A falta de confiança pode gerar insegurança nos colaboradores e, consequentemente, nos clientes e fornecedores, desestabilizando a imagem da empresa no mercado.

5. Liderança

A menos que seja um MEI, que só pode ter um único funcionário, o empreendedor terá uma equipe de trabalho a gerir. A figura do chefe que comanda o negócio de forma autoritária e lidera pelo medo está totalmente ultrapassada. O líder moderno é um exemplo para seus colaboradores, motivando-os, ouvindo-os e delegando tarefas importantes, podendo assim exigir, em troca, o comprometimento necessário por parte deles.

O líder confia em sua equipe e isso é fator fundamental em equipes de sucesso. O conhecimento e as boas ideias não estão limitadas apenas a quem está à frente da empresa. Isso quer dizer que o líder permite que os colaboradores atuem de forma ativa no negócio, colaborando de forma autônoma, gerando novas oportunidades para a empresa. 

Quando uma ideia, sugerida por um colaborador, não proporciona bons resultados, esse profissional não é punido. Pelo contrário, é incentivado a continuar contribuindo. 

6. Coragem

Quem “mata um leão” por dia precisa ser corajoso – e entre as características de um empreendedor deve estar a coragem de enfrentar riscos. Caso esteja informado de seu negócio e seu mercado, o empreendedor não deve ter medo de fracassar na tomada de decisão. O sucesso, por sua vez, só vem para quem age.

Colocar o negócio no mercado, buscar clientes, negociar com fornecedores já são características de um empreendedor de coragem. Entretanto, ter uma empresa exige que o empreendedor seja corajoso todos os dias. A cada momento um novo desafio aparecerá e o profissional não pode se deixar abater pelas adversidades. 

Deve buscar soluções, procurar parceiros e inspirações. Como falamos no início, acompanhar as histórias de empreendedores de sucesso vai te mostrar que o caminho não é fácil, mas com coragem você terá força para continuar. 

7. Eficiência

É preciso investir para abrir uma empresa, é claro, mas os recursos de um pequeno empreendimento costumam ser escassos. Dessa forma, é preciso usar o dinheiro disponível com inteligência, estudando a melhor forma de aplicá-lo. O desperdício é um dos grandes inimigos de um negócio incipiente, e saber evitá-lo é uma característica do empreendedor.

Além de tudo isso que citamos, o empreendedor moderno não é mais aquela figura solitária que fica atrás do balcão esperando seus clientes. Hoje, ele precisa desenvolver uma sólida rede de relacionamentos, criando parcerias que potencializem suas atividades e a geração de receitas para sua empresa.

8. Visão empreendedora

Quem tem uma visão empreendedora é capaz de transformar qualquer ideia em negócio. Essas pessoas conseguem pensar e agir de forma rápida, sem esperar o melhor momento para colocar seu plano em prática. Isso porém, não significa que tudo é feito sem planejamento, mas sim que tarefas e obstáculos não são capazes de impedir a execução do projeto.

Ter uma visão empreendedora significa que o profissional está sempre pensando à frente. Por isso, é bastante comum vermos que um empreendedor de sucesso tem mais de um projeto em andamento, pois são pessoas com múltiplas capacidades, que conseguem aplicá-las no dia a dia.

9. Capacitação

Todos os tópicos que listamos neste conteúdo são importantes, mas não são suficientes sem este último. A capacitação é fundamental para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso. Além de conhecer profundamente o seu negócio e seu público, você deve entender de vendas, negociação, estoque, planejamento, contabilidade, finanças, marketing e outros fatores que são necessários para a gestão de uma empresa. 

Não é necessário dominar todos esses assuntos. Você pode e deve delegar essas tarefas para especialistas de cada área, por outro lado, entender sobre cada área te ajudará a analisar as atividades e entender quando estão sendo feitas corretamente. O conhecimento também te ajudará a escolher os melhores profissionais para atuar nessas áreas dentro do seu negócio. 

E aí, você tem as características de um empreendedor? Se não as tem, acha que é capaz de desenvolvê-las? Conheça os cursos que o Sebrae oferece, muitos deles gratuitos, para que você faça despertar seu lado empreendedor.

MEI_primeiros_passos_para_sustentabilidade