As 7 principais características de um empreendedor de sucesso

Trabalhar em um negócio próprio é o sonho de muita gente. Montar uma empresa não é fácil, mas também não é uma exclusividade de quem já nasceu com as características de um empreendedor. Elas existem, é claro, mas podem ser desenvolvidas também por pessoas que desejam empreender. Para isso existem cursos e oportunidades de vivência que podem formar ou reforçar a capacidade de empreender.

Características de um empreendedor de sucesso: veja as 7 principais

Antes de qualquer qualidade, o empreendedor precisa acreditar naquilo que está fazendo. Seja qual for a sua área de atuação, o negócio não vai prosperar se seu dono não tiver absoluta confiança em suas atividades. Por isso, a base de uma empresa de sucesso é o conhecimento, exigindo de quem deseja ser dono do próprio nariz que se informe sobre seu mercado e, principalmente, sobre quais recursos já tem e quais precisará obter para enfrentá-lo.

Isso se chama propósito, que é essencial para o sucesso nos mais variados aspectos tanto na vida pessoal, como também na profissional. A ele se juntam algumas características que todo empreendedor precisa ter.

Conheça as características de um empreendedor

1. Iniciativa

Iniciativa é a primeira das características de um empreendedor de sucesso. Ninguém resolve montar um negócio se estiver acomodado na atual situação profissional. É preciso estar atento às oportunidades e agarrá-las assim que perceber que tem capacidade para isso. Não basta ter boa intenção, é preciso agir e fazer as coisas acontecerem.

2. Persistência

Já dissemos, mas não custa repetir: montar uma empresa não é fácil. Os obstáculos são muitos e surgem de todos os lados, como dos clientes, dos fornecedores, da concorrência, e, inclusive, do próprio empreendedor. Muitas vezes um erro ou fracasso contém lições valiosas para realinhar seus planos, mesmo que exijam ainda mais esforço. Nunca desista no primeiro tropeço.

3. Planejamento

O plano de negócio é a etapa inicial da abertura de uma empresa e esse planejamento, no entanto, não para nesse primeiro momento. O empreendedor precisa estar constantemente monitorando e analisando os resultados de seu negócio. Assim, pode desenvolver planos de ações para corrigir erros e, também, potencializar os acertos.

4. Autoconfiança

Você se acha o cara? Pois saiba que entre as características de um empreendedor está a crença inabalável nas próprias capacidades. Isso não significa, evidentemente, que o empreendedor estará certo 100% do tempo. No entanto, se tiver conhecimento profundo de seu negócio, saberá extrair as informações necessárias para tomar as decisões corretas e liderar a equipe para o sucesso.

5. Liderança

A menos que seja um MEI, o empreendedor terá uma equipe de trabalho a gerir. A figura do chefe que comanda o negócio de forma autoritária e lidera pelo medo está totalmente ultrapassada. O líder moderno é um exemplo para seus colaboradores, motivando-os, ouvindo-os e delegando tarefas importantes, podendo assim exigir, em troca, o comprometimento necessário por parte deles.

6. Coragem

Quem mata um leão por dia precisa ser corajoso – e entre as características de um empreendedor deve estar a coragem de enfrentar riscos. Caso esteja informado de seu negócio e seu mercado, o empreendedor não deve ter medo de fracassar na tomada de decisão. O sucesso, por sua vez, só vem para quem age.

7. Eficiência

É preciso investir para abrir uma empresa, é claro, mas os recursos de um pequeno empreendimento costumam ser escassos. Dessa forma, é preciso usar o dinheiro disponível com inteligência, estudando a melhor forma de aplicá-lo. O desperdício é um dos grandes inimigos de um negócio incipiente, e saber evitá-lo é uma característica do empreendedor.

Além de tudo isso que citamos, o empreendedor moderno não é mais aquela figura solitária que fica atrás do balcão esperando seus clientes. Hoje, ele precisa desenvolver uma sólida rede de relacionamentos, criando parcerias que potencializem suas atividades e a criação de receitas para sua empresa.

E aí, você tem as características de um empreendedor? Se não as tem, acha que é capaz de desenvolvê-las? Conheça os cursos que o Sebrae oferece, muitos deles gratuitos, para que você faça despertar seu lado empreendedor.

MEI_primeiros_passos_para_sustentabilidade