Estratégias para retomar seu negócio e superar a crise

Desafio é uma palavra que faz parte do repertório de todo empreendedor. E se tem algo que ele sabe fazer é enfrentar as dificuldades do dia a dia: problemas com o fornecedor, com a logística, a falta de matéria-prima… E, agora, uma pandemia. Como não estávamos preparados para essa situação, surge um novo desafio: o que fazer para retomar o negócio e superar a crise diante do novo coronavírus? 

blog_sebrae_sc_estrategias_para_retomar_seu_negocio_e_superar_a_crise

 

Por estarmos sempre próximos dos empreendedores, sabemos que resiliência é outra palavra que faz parte do seu cotidiano. Pensando em sua força e em sua resistência frente às adversidades, listamos uma série de estratégias para que os empreendedores se abasteçam de conhecimento, retomem seus negócios e superem a crise. Confira:

A importância da gestão de crise para descobrir quando e como retomar o negócio 

Nós sabemos que o cenário permanece incerto e, que, investir na própria empresa neste momento pode gerar dúvidas. Mas aqui vai uma dica: é muito mais fácil reformular seu modelo de negócio e pensar em novas alternativas para driblar a crise, do que desistir do seu sonho. É aí que a gestão de crise entra.

Quando você desiste da sua empresa, esquece tudo o que conquistou com ela até então, todo o seu esforço, seu propósito, e seus clientes. Você também deixa para trás todo o investimento que fez – o que sai muito mais “caro” do que fazer uma pausa, respirar fundo, conversar com outros profissionais que também estão passando pela mesma situação e repensar a forma que você produz e vende seus produtos ou serviços. 

Contar com a ajuda de um comitê de crise neste momento, pode fazê-lo entender melhor o cenário econômico, a separar informações verdadeiras das falsas e identificar quais realmente afetam as atividades da sua empresa. 

Esse comitê é composto pelos colaboradores de outras áreas, que possam auxiliar na tomada de decisão. Ele traça cenários possíveis para superar as mais variadas situações e elabora um plano para lidar com elas. 

As pessoas que fazem parte do comitê se reúnem com certa frequência e auxiliam o empreendedor na tomada de decisões, além da percepção e do entendimento do que deve ser feito e qual é o melhor momento para retomar seu negócio.

Dentro da gestão de crise, além do comitê, é importante que você pense pense em outros fatores: 

– Definir o problema que mais afeta o negócio;
– Criar planos de ação;
– Fazer reuniões frequentes e manter a comunicação com os colaboradores, fornecedores e clientes;
– Selecionar os canais de comunicação;
– Manter uma rotina de trabalho – ainda que modificada (home office, carga horária reduzida…);
– Se preocupar com quem foi mais afetado – os colaboradores e fornecedores, por exemplo;
– Cuidar do fluxo de caixa;
– Analisar alternativas;
– Preparar o time para quando a crise passar.

Para saber mais sobre gestão de crise, criamos um e-book especial com conselhos práticos para crescer durante o período de instabilidade. Clique aqui para baixar o material. 😉

Dicas do Sebrae para facilitar a retomada do seu negócio e superar a crise

O Sebrae está sempre aqui para ajudar os empreendedores catarinenses. Temos percebido as dificuldades de cada um e pensado em soluções rápidas para que eles mantenham seus negócios e se reinventem para superar a crise.

Entre as estratégias que achamos importante para a retomar seu negócio está a busca pela informação e conhecimento. Estudar nunca é demais e buscar inspiração em livros, e-books, webinars, cursos e outros materiais, estimula a criatividade; faz com que você saia da zona de conforto, inove e obtenha o sucesso. 

Aqui você encontra uma série de materiais gratuitos para fortalecer seu negócio nesse momento – Inclusive nosso Kit Estratégias para retomada – composto por um conjunto de conteúdos e soluções sobre empreendedorismo, finanças, marketing e gestão de pessoas. Ele foi feito especialmente para preparar você para a nova realidade do mercado.

Como nosso Kit de Estratégias para retomada pode ajudá-lo a superar a crise

Nós sempre estivemos aqui para apoiar os empreendedores e, diante dos efeitos do novo coronavírus, não seria diferente. Por isso criamos o Kit Estratégias para Retomada. A ideia é que você possa, por meio dele, se munir de conhecimento e superar a crise.

Selecionamos os melhores conteúdos para capacitá-lo e prepará-lo melhor para a retomada das atividades nesta pandemia. São materiais 100% on-line e gratuitos: e-books, cursos, guias, planilha e trilhas de conhecimentos. Essa curadoria foi feita especialmente para ajudá-lo a virar o jogo e a obter sucesso com seu pequeno negócio mesmo durante a crise econômica.

 

blog_sebrae_sc_estrategias_para_retomar_seu_negocio_e_superar_a_crise_banner

 

 

O Kit Estratégias para Retomada conta com um conjunto de orientações e ferramentas para fortalecer sua empresa e deixá-lo mais seguro dos seus passos e ações frente à nova realidade que estamos enfrentando. 

É preciso sim se adaptar a esse novo cenário e com essas estratégias será mais fácil superar a crise. Você terá o conhecimento necessário para pensar em novas formas de criar, divulgar, vender o seu produto e enfrentar outros desafios causados pela pandemia. 

Quando sua empresa cresce, nós crescemos com você. Clique e baixe agora seu Kit Estratégias para Retomada. Conte com o Sebrae para crescer durante a crise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *