Experiências gastronômicas sustentáveis

Criar hábitos alimentares mais saudáveis tem se tornado cada vez mais frequente entre a população. A preferência por alimentos naturais e nutritivos contribui com a saúde dos consumidores e com a redução dos impactos ambientais que nossos hábitos podem causar.

Investir em práticas sustentáveis na gastronomia traz benefícios ambientais e econômicos direto, como:

  •  Redução de desperdício de alimentos;
  •  Diminuição da geração de resíduos;
  •  Proteção das espécies com risco de extinção;
  •  Valorização da agricultura familiar e pecuária;
  •  Contribuição para a melhora da saúde da população como um todo.

Além disso, oferecer uma experiência gastronômica sustentável gera reflexões sobre como o alimento é produzido, comercializado e consumido, despertando consciência sobre o impacto do estilo de vida atual ao meio ambiente.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO PARA O SETOR

A oportunidade de negócio é promissora, mas é necessário cumprir com alguns requisitos para que o estabelecimento seja considerado como gastronômico sustentável. Tudo é levado em consideração, desde estrutura e instalações, logística e armazenamento dos alimentos até o desenvolvimento do cardápio.

Optar por ingredientes regionais e orgânicos, respeitando a sazonalidade, e fazer uso integral deles, são características que todo estabelecimento gastronômico sustentável deve ter.

CASO DE SUCESSO

Comandado pelo chef brasileiro Alex Atala, o restaurante Bio prioriza ingredientes frescos e orgânicos, oriundos de pequenos produtores, e se dedica ao aproveitamento integral dos alimentos.

Com cardápio extenso e opções para todas as refeições do dia, o Bio também tem como uma das premissas oferecer comida saudável por um valor acessível. Este ano, o restaurante foi incluído na categoria gastronômica da lista “100 melhores lugares do mundo”, divulgada pela revista americana Time.

Que tal conhecer outros modelos de negócio que envolvem a gastronomia sustentável? Confira o Boletim de Inteligência completo e gratuito, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *