9 filmes sobre empreendedorismo para assistir durante a quarentena

Quem não gosta de assistir a um bom filme para relaxar depois do expediente? Com a pandemia do coronavírus, essa atividade tem sido cada vez mais frequente, até porque quem pode, deve ficar em casa. Mas quem disse que o cineminha em casa não pode acontecer?

Nós listamos 9 filmes sobre empreendedorismo para assistir, se divertir e se inspirar durante a quarentena. A maioria deles é baseado em histórias reais e ensina muito sobre o dia a dia de quem deseja ser dono da própria empresa.

blog_sebrae_sc_filmes_sobre _empreendedorismo_para_assistir_durante_a_quarentena

Resiliência, criatividade, foco e persistência são características de muitos personagens dos filmes desta lista e elas podem servir como referência para sair da crise. Então prepare a pipoca e confira nossa lista: 

A Grande Aposta

O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2016 e fala sobre a quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos.

Michael, dono de uma empresa de médio porte investe uma grande quantia de dinheiro e aposta que o sistema irá quebrar em breve. A decisão, um tanto quanto polêmica, gera muitas complicações junto aos investidores. Nisso, um corretor percebe a oportunidade e a repassa para seus clientes. Em paralelo, dois iniciantes na Bolsa, percebem a possibilidade de ganhar dinheiro apostando na crise imobiliária e pedem ajuda a um guru de Wall Street.

Por que assistir? Porque além de ser baseado em fatos reais, o filme mostra como é importante se antecipar e estar atento à tudo o que está acontecendo para, assim, pensar em soluções antes que algo ruim aconteça.

Coco antes de Chanel 

Quem gosta e trabalha com moda, com certeza já ouviu falar sobre Coco Chanel, a estilista francesa que revolucionou a forma como nos vestimos. O filme, Coco antes de Chanel, conta um pouco da trajetória de Chanel e nos ensina muito sobre empreendedorismo. O longa metragem mostra desde a infância de Gabrielle, ao tempo em que trabalhou como cantora em um cabaré e passou a costurar e se inspirou na moda masculina para criar suas coleções, libertando as mulheres de espartilhos e adereços pesados. 

Fome de Poder

Quer saber como surgiu uma das maiores redes de fast-food do mundo? Fome de Poder conta a história do McDonald’s, mostra como Ray Kroc, um vendedor de Illinois identificou em uma lanchonete a chance de crescer. 

Ele adquire uma participação do estabelecimento dos irmãos Richard e Maurice McDonald e elimina os dois da rede ao ponto de transformar a marca em um grande império alimentício. Vale prestar atenção na cena em que os irmãos explicam para Ray como pensaram na dinâmica da cozinha, para que a entrega dos sanduíches seja mais rápida- é uma aula e tanto sobre tentativa e erro e empreendedorismo em si.

Jerry Maguire

Você trabalha por dinheiro? Ou você trabalha por amor e, como consequência, ganha dinheiro? Essa é uma das maiores reflexões sobre empreendedorismo que Jerry Maguire proporciona. No filme, Jerry é um agente que não está em uma situação muito boa e tem apenas um cliente – um jogador de futebol famoso e problemático. Juntos, os dois aprendem sobre amizade, mudanças, a paixão pelo que se faz e a real necessidade do poder e do dinheiro. É um filme bom para assistir quando se está um pouco para baixo e duvidando do seu potencial como empreendedor.

Joy: O nome do Sucesso

No filme conhecemos a história de Joy, uma jovem divorciada que tem dois filhos e mora com seu ex-marido (no porão de casa) e seus pais também divorciados. Ela inventa um esfregão de limpeza milagroso e se transforma em uma das empresárias mais renomadas dos Estados Unidos. O filme é interessante quando o assunto é empreendedorismo porque traz uma das principais lições para quem quer ter a própria empresa: facilitar a vida do cliente com soluções simples e inteligentes. Além disso, Joy é inspirador. Mostra a garra da empreendedora que, mesmo sem apoio, vence na vida.

O Homem que Mudou o Jogo

Este filme também é baseado em fatos reais e não fala sobre empreendedorismo em si, mas traz boas lições. O Homem que Mudou o Jogo conta a história de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Como ele não tem um orçamento alto, desenvolve um programa de estatísticas para o clube e faz com que eles fiquem entre as principais equipes dos anos 1980. Se você precisa de inspiração para lidar com a crise, o baixo orçamento e aumentar a sua criatividade, este é o filme ideal. 

Steve Jobs

No filme conhecemos melhor Steve Jobs, o empresário por trás da Apple. O longa mostra três momentos importantes da vida dele: os bastidores do lançamento do Macintosh, em 1984, a criação da empresa NeXT e a invenção do iPod, em 2001.
Além de acompanhar a carreira de Jobs, no filme também entendemos como foi a superação do empresário que foi demitido da própria empresa. 

Walt antes do Mickey 

Walt antes do Mickey mostra como foi a vida de Walt Disney antes do sucesso com seu personagem: Mickey Mouse. O filme conta desde a infância do ilustrador, que já pequeno tinha o hábito de desenhar os animais da fazenda onde morava; à vida adulta, quando decidiu virar animador na cidade grande e ter a própria empresa.

Dentro do quesito empreendedorismo, Walt antes do Mickey mostra que para obter sucesso, o profissional vai passar por altos e baixos, muitos desafios, mas que a dedicação e o sonho importam, assim como trabalhar com o que se ama. 

Um Senhor Estagiário

Um Senhor Estagiário fala sobre empreendedorismo e, também, sobre se reinventar e dar chances aos outros. No filme, Jules é criadora de um e-commerce de roupas que, mesmo com um pouco mais de um ano, já tem mais de 200 funcionários – entre eles, Ben, um senhor de 70 anos que vê no estágio para a melhor idade, a oportunidade de se reinventar na carreira. No início, Jules fica um pouco apreensiva com a ideia, mas depois percebe que é necessário ter um colaborador de confiança que também seja um amigo e dê força em momentos complexos.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que tire bons ensinamentos dos filmes sobre empreendedorismo que indicamos. Nós sabemos que essa época de pandemia traz muitas dúvidas, muitos questionamentos sobre negócios, o mercado de trabalho e a economia. 

Por meio desses filmes – muitos inspirados em histórias reais de empreendedores – é possível tirar motivação e inspiração para seguir em frente, buscar soluções criativas e enfrentar a crise. E se você quer mais dicas, continue acessando o blog do Sebrae. 

Estamos sempre compartilhando conteúdos para ajudá-lo em todos os momentos, inclusive sobre produtividade e séries inspiradoras também para empreendedores. 🙂

1 comentário em “9 filmes sobre empreendedorismo para assistir durante a quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *