Formação empreendedora: por que investir em cursos pode impulsionar o seu negócio

Empreender não é uma tarefa fácil, principalmente no Brasil, onde enfrenta-se entraves principalmente de ordem burocrática e tributária. No entanto, o número de empreendedores em nosso país cresce cada vez mais. Porém, antes de jogar-se de cabeça nesse mundo cheio de desafios, é fundamental ter uma formação empreendedora. Afinal, quanto mais preparado para esse processo, mais chances você terá de ser bem-sucedido!

Certo, mas como é que se adquire uma formação empreendedora? É preciso investir em uma graduação de administração? Preciso conhecer economia e finanças a fundo? Ou ter um MBA em marketing? Calma, nada disso é extremamente necessário. Claro que ajuda ter uma boa graduação e especializações, principalmente no segmento de seu negócio. 

Mas o mais importante ao se começar um negócio ou impulsionar um empreendimento é possuir algumas características empreendedoras, que você pode adquirir por meio de cursos, workshops e também na prática do dia a dia.

Suponha, por exemplo, que você tem uma empresa, e seus funcionários são muito próximos a você. Porém, você tem certo receio de dar ordens, ou mesmo de cobrar resultados – o que acaba fazendo mal aos seus negócios. Na prática, você irá aprender, mais cedo ou mais tarde, que é preciso ter postura, ser mais firme e se posicionar como um verdadeiro líder. 

No entanto, se você investir em cursos de empreendedorismo, irá iniciar sua relação com seus colaboradores de outra forma, aumentando suas chances de sucesso. Ou seja, já estará preparado para esse tipo de situação – e muitos outros desafios. 

Cursos que contribuem para uma formação empreendedora

Há muitos cursos no mercado de gestão de negócios. Neles, você consegue entender melhor a parte mais técnica, burocrática e financeira de se empreender. Esses cursos podem ser realizados tanto de modo online como presencial e preparam os empreendedores para gerir administrativamente o seu negócio.

Já na aquisição e aprimoramento de talentos de um empreendedor de sucesso, outros cursos são oferecidos, muitos deles também de forma online, a distância. No entanto, aqui fica um questionamento: será que para aprender a lidar com pessoas, driblar situações, ter resiliência, persistência, etc., um curso online é suficiente? Será que, nesse caso, a prática com pessoas e situações que simulam acontecimentos reais não é bem mais eficiente?

Nós, do Sebrae, acreditamos que sim: vivenciar os desafios do mundo dos negócios na pele é muito mais eficaz para uma formação empreendedora. É por isso que disponibilizamos o Empretec, programa que abordaremos no tópico abaixo.

Conheça o Empretec!

O Empretec é muito mais que um curso presencial, é uma imersão vivencial de seis dias para promover o autoconhecimento dos participantes. Pelo Empretec, as pessoas podem aperfeiçoar características empreendedoras já existentes e adquirir novas. Trata-se de uma metodologia da ONU, utilizada em mais de 40 países, que desde 1993 já possibilitou a formação empreendedora de quase 300 mil participantes.

O método inclui atividades inovadoras e interativas, com palestras, vídeos, dinâmicas individuais e em grupo, que auxiliam os participantes a adquirirem e aperfeiçoarem suas características empreendedoras.

Eles são desafiados em atividades que simulam situações e desafios reais, a partir de fundamentos científicos, e incentivados a agir de forma empreendedora. Nesse processo, as pessoas encaram medos, enfrentam limitações e fortalecem suas habilidades. 

O curso traz mudanças internas e duradouras no comportamento de seus participantes, além da revisão de conceitos e atitudes que preparam o empreendedor para o mercado e para a vida. Ou seja, o foco não é apenas na formação empreendedora, mas na mudança de atitudes individuais, o que é um grande destaque para o sucesso do Empretec.

Assim, se você pretende impulsionar seu negócio ou mesmo entrar para o mercado empreendedor, o Empretec é uma ótima sugestão. O programa  vai mexer com suas estruturas e transformá-lo em um empreendedor mais capacitado para os desafios do mercado e da vida. Ficou curioso? Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *