Gestão de redes sociais para sua empresa

A gestão de redes sociais é uma estratégia de marketing com objetivo de promover a marca e estabelecer sua comunicação com o público. Quase todo mundo acha que sabe trabalhar com redes sociais, mas fazer a gestão da marca de forma profissional exige qualificação.

Gestão de redes sociais

Na internet, as opiniões e os interesses mudam a todo momento. Poucas marcas conseguem manter o usuário atento e interessado nos seus canais / perfis o tempo inteiro. Além disso, uma mensagem equivocada pode colocar a reputação da empresa em risco. Neste artigo, vamos te ajudar a tornar essa tarefa mais eficiente. Confira a seguir.

Porque você deve fazer a gestão de redes sociais da sua empresa?

Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) no mundo todo mostra a confiança dos consumidores nas marcas. No Brasil, 40% dos entrevistados disseram que a confiança na marca é o principal fator considerado na hora da compra. Quando perguntados sobre os canais que utilizam para encontrar uma marca de confiança, 46% citou as redes sociais. 

A pesquisa também destaca a importância das redes sociais para as decisões de compra. Na época, os dados mostraram que para 69% dos brasileiros, o respeito e o valor atribuídos a uma marca dependem da interação direta com o público.

No ano seguinte, as redes sociais foram identificadas como a principal referência de compra dos brasileiros. Diante desses dados, é possível perceber o poder que as redes sociais têm sobre o consumidor. As empresas precisam estar atentas para a gestão de redes sociais e garantir uma comunicação alinhada com os interesses e expectativas do cliente. 

Gestão de redes sociais: por onde começar?

Chegamos num momento em que antes mesmo de uma marca ser colocada no mercado, suas redes sociais já são registradas. Isso acontece com empresas que têm consciência sobre a importância da presença digital

Em geral, as empresas entram nas redes sociais depois que estão no mercado pela necessidade de alcançar mais clientes. Nesse momento, é preciso ter mais cuidado com a imagem da marca. A empresa ganha visibilidade e pode receber todo tipo de comentário. Por isso, é importante definir alguns pontos. Veja quais são:

1. Escolha a rede social adequada ao seu público

As redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.

O Facebook permite a publicação de vídeos, textos, imagens, além da divulgação e venda de produtos. Por meio de anúncios, é possível atingir públicos segmentados. É uma rede de apelo bastante popular, sendo utilizada por pessoas de todas as faixas etárias, classes e interesses. 

O YouTube permite postar vídeos de diferentes formatos. O tempo de duração também pode variar. A rede é bastante utilizada pelo público jovem, que não se identifica com os formatos e limitações dos canais de televisão. 

O Instagram surgiu como uma rede para o compartilhamento de fotos apenas. Hoje, é possível postar fotos, vídeos curtos ou mais longos e as histórias (vídeos curtos e temporários). Os pequenos vídeos instantâneos mostram o dia a dia ou os bastidores da marca. 

Já o Twitter é uma rede que permite publicações de pequenos textos, com links, imagens e vídeos. Os conteúdos são distribuídos em pílulas e exige a interação constante. O público da rede é formado, em maior parte, por jovens. 

Existem outras redes e, para identificar a melhor rede social para sua marca, você deve identificar onde o seu público está e como interage por ali.

2. Comece a utilizar o seu perfil

Após identificar a melhor rede, você terá que criar um perfil. Inserir as informações sobre a sua empresa e uma foto – algumas redes permitem a inserção de foto no perfil e capa. Utilize uma imagem que tenha o logotipo e identidade visual da sua marca. 

3. Monte uma estratégia para a sua rede social

A empresa deve entrar nas redes sociais com um objetivo. A falta de uma definição pode prejudicar a marca. Defina o objetivo e as ações que serão feitas para alcançá-lo. Defina sua persona, tipo de linguagem, tipos de publicações e frequência. 

Esses fatores são importantes para fazer com que o cliente se identifique com a sua empresa. Com esses pontos definidos, crie um cronograma com os conteúdos que serão postados. Inclua nesse material os temas que são interessantes para o seu público, datas importantes para sua marca e para o comércio em geral.

4. Seja ativo nas redes sociais

A gestão de redes sociais exige tempo e dedicação. O sucesso do perfil depende da sua atuação naquele ambiente. Quanto mais você postar e interagir, mais seguidores vão ver e acompanhar o seu conteúdo. Crie uma rotina de verificar suas redes sociais e mantenha a frequência. 

5. Comece agora!

Para muitas empresas, a gestão de redes sociais não é uma prioridade, mas esse pensamento pode levar a perdas de oportunidades. Quando a marca não é vista, deixa de conquistar mais clientes e aumentar suas vendas. 

Há casos em que o empreendedor não sabe muito bem como lidar com o recurso, não tem orçamento para terceirizar e por isso acaba deixando de lado. 

No site do Sebrae/SC há muitos cursos para quem está começando e não sabe como fazer a gestão de redes sociais. Os cursos são online e em poucas horas você poderá começar a sua estratégia com os conhecimentos adquiridos. Confira Estratégias de Marketing nas Redes Sociais e Marketing Digital – Relacionamento com Clientes Atuais e Potenciais.

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