Qual a diferença entre ideia e oportunidade?

Você sabe qual a diferença entre ideia e oportunidade? Acha que ambos os conceitos expressam o mesmo significado? Hoje iremos mostrar as diferenças e semelhanças entre essas duas palavras e a importância de cada uma, para que um empreendedor iniciante obtenha sucesso em seu negócio.

shutterstock_184359812

Ideia e oportunidade: conheça suas semelhanças e diferenças

Veja se este é o seu caso: você teve uma ideia que considera excelente, mas não entende porque o negócio não decola? O que você precisa é entender como essa ideia pode se transformar em uma excelente oportunidade para que você conquiste seu lugar ao sol.

Fontes de ideias

Algumas sugestões podem parecer estranhas, mas saiba que por trás de uma ideia inusitada pode existir uma brecha de oportunidade para ser preenchida. Veja:

Negócios existentes ou em falência: tanto em um quanto em outro caso é possível encontrar uma ideia que não foi desenvolvida de forma adequada e que pode ser aperfeiçoada em um novo empreendimento;

Franquias, licenças de produtos e patentes: se acha arriscado demais investir em uma ideia totalmente original, um caminho viável é optar por franquias ou mesmo patentes que já existem no mercado. De um modo geral, possuem um sucesso consolidado. Seria algo como pegar carona em uma onda perfeita para desenvolver seu negócio. Entenda melhor o funcionamento de uma franquia neste curso online e gratuito do Sebrae.

Feiras, exposições, veículos segmentados ou consultorias de profissionais de sucesso: participar de eventos do segmento onde você deseja empreender ou mesmo acompanhar leituras da área ou, ainda, conversar com especialistas, pode ser uma fonte de inspiração para que aperfeiçoe uma ideia já existente. O Sebrae disponibiliza consultorias gratuitas em seu Portal de Atendimento, que abordam desde a montagem de um novo negócio até a gestão de pequenos empreendimentos.

Empregos anteriores ou importar ideias praticadas em outros países: também conhecida pelo termo copycat, a proposta consiste em adaptar à realidade local um negócio que está dando certo lá fora. É claro que nem tudo é cem por cento garantido como certo, mas há uma possibilidade que pode ser explorada. O mesmo conceito também pode ser aplicado nos casos de pessoas que trabalharam em uma empresa de sucesso e, após abandonar o cargo, optaram por reproduzir um negócio semelhante. Veja alguns exemplos neste link;

Olhe ao seu redor! Aproveite para usar sua experiência como consumidor para aperfeiçoar uma ideia: já pensou que suas experiências de compra, quando não dão certo, também podem ser fontes para uma ideia a ser explorada comercialmente? Às vezes aquilo que você procura está muito perto de você. Quem sabe até vivencie isso diariamente e ainda não tenha se dado conta!

Mudanças de mercado, instabilidade econômica ou transformações demográficas e sociais: quando a situação está muito complicada financeiramente falando, seja em sua cidade, estado ou país, podem surgir diversas ideias úteis, para transformar um momento de maré baixa em um verdadeiro tsunami de oportunidades. Leia o e-book Como empreender diante da crise e saiba mais sobre isso.

Cursos e leituras: aprender mais sobre o tema, por meio de cursos, leituras e filmes é uma ótima forma de identificar oportunidades que o cercam no dia-a-dia. O Sebrae dispõe de uma variedade de capacitações em seu Portal de Atendimento. Não deixe de assistir aos cursos Como criar um produto de interesse no mercado, Caminho Empreendedor – O passo a passo para uma empresa inovadora,  Aumentando suas vendas com criatividade

O Sebrae criou um portal com diversos estudos de mercado chamado “Ideias de negócios”, no qual é possível tirar dúvidas, além de conferir mais de 430 ideias para empreendimentos em segmentos diversos. Clique aqui e saiba mais.

Mas se você já tem uma ideia e precisa de investimento, veja esse outro artigo publicado no site do Sebrae com dicas para empreendedores cujo foco seja abrir uma startup.

Como a oportunidade aparece?

Ideia e oportunidade não são exatamente a mesma coisa. Aliás, existem muitas ideias, mas não significa que podem ser, de fato, concretizadas. Por isso, é preciso estar atento, analisar o cenário desejado de uma forma ampla, para verificar se a ideia que você tem ou fisgou de algum lugar pode vir a se tornar uma oportunidade de sucesso.

Vejamos agora algumas características de como uma oportunidade pode surgir:

Se ajustar ao perfil do empreendedor: para início de conversa, não adianta ter encontrado uma oportunidade se você não se identifica com ela ou não possui um perfil profissional ou know-how para colocá-la em prática. O que pode dar certo com uns, pode não ser com outros. Pense bem antes de apostar cegamente em uma, mesmo que já tenha sucesso;

Oportunidade é um alvo móvel: ela pode até existir, mas não está localizada em um local fixo. É preciso observar o seu segmento de interesse, no qual deseja atuar, e notar os detalhes, os problemas que ainda persistem para avaliar se pode surgir uma oportunidade. Ou, caso exista, se possui alguma falha ou ponto que poderia ser melhor desenvolvido;

Algumas características da oportunidade: é atraente, durável, tem uma hora certa para explodir e alcançar o sucesso. Está, sobretudo, ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador. Apresenta um desafio: reconhecer uma oportunidade enterrada em dados contraditórios, sinais, inconsistências, lacunas de informação e outros vácuos, atrasos e avanços, barulho e caos do mercado. Por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol pode ser um momento propício para encontrar alguma oportunidade ou concretizar uma ideia que possa ser, de algum modo, relacionada a esta ocasião. É um evento que costuma gerar barulho no mercado e possui visibilidade e exposição praticamente naturais. Além disso, quanto mais imperfeito ou inconsistente um mercado, mais abundantes são as oportunidades.

Ainda que você tenha consciência dessas características, para reconhecer e agarrar oportunidades não basta apenas usar técnicas, checklists e outros métodos com os quais seja possível identificar ideias e avaliar quais poderão ser exploradas. Tudo irá depender da capacidade do empreendedor. Cadastre-se em nosso Portal de Atendimento e tenha acesso à conteúdos exclusivos que irão ampliar suas ideias e oportunidades.

super_ebook_MEI