Qual a importância de um especialista em consultoria empresarial?

Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual você é especializado e otimizar os processos internos de sua empresa para aumentar a produtividade são fatores fundamentais para as empresas, principalmente em tempos de economia frágil. Para o pequeno empreendedor isso pode ser um desafio, pois geralmente tem que pensar sozinho em diversos fatores que influenciam no sucesso do negócio. Neste caso, contar com especialistas em consultoria empresarial é fundamental. Entenda por quê.

consultoria empresarial

A gestão de uma empresa não é uma das tarefas mais simples. Ela envolve muito planejamento e estratégias para construir e fortalecer a marca para ganhar espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, motivação de funcionários e gestão de pessoas são somente alguns dos elementos que devem ser estudados e planejados. Como você tem lidado com essas questões na sua organização?

A transformação digital trouxe uma nova era para as empresas de todos os segmentos — não só de tecnologia —  e as empresas que não se reinventarem correm o risco de serem deixadas para trás pelos concorrentes. Mas muitas vezes o empreendedor não sabe por onde começar ou não tem expertise suficiente em determinadas áreas, e por isso é importante contar com profissionais especializados em gestão.

Consultoria empresarial: por que esse investimento vale a pena?

A contratação de um especialista em consultoria empresarial não deve ser vista como um custo para a empresa, mas sim como um investimento que traz retornos financeiros e institucionais para a companhia. Confira algumas das vantagens de contar com uma consultoria empresarial especializada:

1. Neutralidade para dar sugestões

Uma visão de fora da organização pode atentar para fatores que não estão sendo levados em consideração pelos gestores. Dessa forma é possível ter insights e colocar em prática ações para solucionar possíveis problemas ou mesmo otimizar processos já existentes.  Além disso, analisar a organização de uma perspectiva externa tende a ser mais confiável, pois costuma se afastar das relações pessoais para identificar problemas que podem passar despercebidos pelos gestores.

2. Ajuda na tomada de decisões

A possibilidade de explorar novos caminhos pode parecer fantástica ou, algumas vezes, assustadora para os empreendedores. Inovar ou manter a estratégia do negócio? Com uma consultoria especializada, é possível tornar essas decisões mais fáceis e embasadas, apoiadas em dados concretos sobre o mercado e sobre as especificidades da empresa. Utilizando técnicas de inteligência de mercado, os especialistas podem indicar qual o melhor caminho a seguir em determinado momento.

3. Avaliação de investimentos e prioridades

Em cenários de incertezas financeiras, cortes de gastos acabam se tornando necessários e recorrentes. Uma consultoria especializada ajuda o empreendedor a entender quais as necessidades prioritárias da empresa, e se os cortes de gastos estão sendo efetuados da melhor forma.

Você pode querer reduzir custos com a folha de pagamentos dos funcionários, por exemplo. Mas, ao invés de demitir, é possível criar estratégias de gestão de pessoas focadas em aumentar a produtividade e reduzir custos. A longo prazo, isso irá significar redução no índice de turnover e fortalecimento da cultura organizacional.

Consultoria do Sebrae SC oferece apoio aos empreendedores na gestão de negócios

Em um mundo cada vez mais global, gestores e empreendedores devem ter a consciência de que os processos estão em constante mudança. Criar mecanismos alternativos para reinventar produtos, serviços e os metodologias internas da empresa é uma demanda cada vez mais frequente, tanto dos consumidores quanto dos próprios colaboradores.

A consultoria empresarial do Sebrae Santa Catarina é um serviço oferecido ao empresários com o objetivo de diagnosticar as necessidades da empresa para recomendar soluções e estratégias para impulsionar o negócio. Podem participar das consultorias do Sebrae:

  • microempreendedor Individual (MEI);
  • microempresas;
  • empresas de pequeno porte;
  • produtores rurais;

Além disso, o Sebrae Santa Catarina oferece consultoria online gratuita para esclarecer dúvidas sobre gestão empresarial, tudo isso sem precisar sair de casa.

Ficou com alguma dúvida? Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *