Qual a importância de um especialista em consultoria empresarial?

Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual você é especializado e otimizar os processos internos de sua empresa para aumentar a produtividade são fatores fundamentais para as empresas, principalmente em tempos de economia frágil e concorrência cada vez mais acirrada. Para o pequeno empreendedor isso pode ser um desafio ainda maior, pois ele geralmente conta com uma equipe reduzida e realiza várias atividades sozinho. Neste caso, contar com especialistas em consultoria empresarial é fundamental. 

consultoria empresarial

De fato, a gestão de uma empresa não é uma tarefa simples. Ela envolve muito planejamento e estratégias para construir e fortalecer a marca para ganhar espaço no mercado. Plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, motivação de funcionários e gestão de pessoas são somente alguns dos elementos que devem ser estudados e planejados. 

 

Além disso, a transformação digital trouxe uma nova era para as empresas de todos os segmentos — não só as de tecnologia —  e as empresas que não se reinventarem correm o risco de serem deixadas para trás pelos concorrentes. Mas muitas vezes o empreendedor não sabe por onde começar ou não tem expertise suficiente em determinadas áreas, e por isso, é importante contar com profissionais especializados, por meio de uma consultoria empresarial.

 

Consultoria empresarial: por que esse investimento vale a pena?

 

A contratação de um especialista em consultoria empresarial não deve ser vista como um custo para a empresa, mas sim como um investimento que traz retornos financeiros e institucionais para a companhia. Confira algumas das vantagens de contar com uma consultoria empresarial especializada:

 

1. Neutralidade 

Uma visão de fora da organização pode atentar para fatores que não estão sendo levados em consideração pelos gestores. Dessa forma é possível ter insights e colocar em prática ações para solucionar possíveis problemas ou mesmo otimizar processos já existentes.  Além disso, analisar a organização de uma perspectiva externa tende a ser mais confiável, pois costuma se afastar das relações pessoais para identificar problemas que podem passar despercebidos pelas lideranças.

 

2. Assertividade

A possibilidade de explorar novos caminhos pode parecer fantástica ou, algumas vezes, assustadora para os empreendedores. Inovar ou manter a estratégia do negócio? Com uma consultoria especializada, é possível tornar essas decisões de maneira mais fácil e embasada, apoiadas em dados concretos sobre o mercado e sobre as especificidades da empresa. Utilizando técnicas de inteligência de mercado, os especialistas podem indicar qual o melhor caminho a seguir em determinado momento.

 

3. Avaliação de prioridades

Em cenários de incertezas financeiras, cortes de gastos acabam se tornando necessários e recorrentes. Uma consultoria especializada ajuda o empreendedor a entender quais as necessidades prioritárias da empresa, e se os cortes de gastos estão sendo efetuados da melhor forma. Você pode querer reduzir custos com a folha de pagamentos dos funcionários, por exemplo. Mas, em vez de demitir, é possível criar estratégias de gestão de pessoas focadas em aumentar a produtividade e reduzir custos. Em longo prazo, isso irá significar redução no índice de turnover e fortalecimento da cultura organizacional.

 

4. Uso de ferramentas e indicadores

Uma consultoria empresarial trará o conhecimento necessário para que o empreendedor utilize as ferramentas e indicadores corretos para conquistar os seus objetivos. Além disso, o consultor irá auxiliar o empresário a avaliar o sucesso ou o fracasso das ações implementadas e propor novas ações para a sua empresa. 

 

5. Diversidade

Esse é um quesito importante principalmente para levar a inovação para a empresa, por meio de diferentes olhares. Trazer analistas de fora da empresa enriquece muito o processo de inovação, trazendo novas ideias, novas maneiras de enxergar as situações e principalmente de agir para mudá-las. Assim, com a participação de analistas externos pode haver maior oxigenação de ideias e nos projetos do que se fosse idealizado por pessoas de dentro da empresa. 

 

6. Experiência

Empresas de consultoria empresarial possuem uma vasta experiência nos processos com os quais atuam. Os consultores geralmente já trabalharam com empresas de vários tamanhos e segmentos, tendo enfrentado inúmeras situações diferentes, e possuindo vasto conhecimento em ferramentas de apoio estratégico. 

 

7. Foco

Ao contar com uma consultoria empresarial, esses profissionais estarão totalmente focados na gestão do negócio, e conseguirão manter também as pessoas essenciais nesse processo focadas. Com esse estímulo externo, trazido por consultores, os gestores e colaboradores designados conseguem focar na gestão estratégica do negócio, o que seria difícil sem esse auxílio externo

 

8. Agilidade

Uma consultoria empresarial sabe exatamente o que fazer, como fazer e em quanto tempo. Como seu tempo é delimitado, o planejamento precisa ser bem definido. Realizar essas ações internamente pode levar bem mais tempo e o foco pode não ser mantido, já que outras demandas podem acabar se sobrepondo. 

 

Consultoria do Sebrae SC oferece apoio aos empreendedores na gestão de negócios

 

Em um mundo cada vez mais global, gestores e empreendedores devem ter a consciência de que os processos estão em constante mudança. Criar mecanismos alternativos para reinventar produtos, serviços e as metodologias internas da empresa é uma demanda cada vez mais frequente, tanto dos consumidores quanto dos próprios colaboradores.

O Sebrae conta com dois serviços de consultoria: o Sebraetec– Consultoria de Inovação e Tecnologia, com consultorias especializadas para processos de design, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e produção e  qualidade; assim como consultorias especializadas para problemas mais complexos.  

São serviços oferecidos aos empresários com o objetivo de diagnosticar as necessidades da empresa para recomendar soluções e estratégias e impulsionar o negócio.

Quer saber mais? Então, leia os materiais a seguir e conheça os detalhes das consultorias do Sebrae e saiba ainda, como podemos te ajudar a subsidiar financeiramente as consultorias de inovação.

Como o Sebrae pode me ajudar financeiramente?
Conheça as consultorias do Sebrae 

Publicado originalmente em 14 agosto de 2018.

 

 

2 comentários em “Qual a importância de um especialista em consultoria empresarial?

  1. Azimute Engenharia Ltda Responder

    Boa tarde,
    Tenho uma empresa a 33 anos, agora com 11 funcionários e não consigo que ela produza o suficiente para ter uma lucratividade saudável (sem estresse). Não consigo renovar equipamentos, etc…

    • Leandro Kalbusch Responder

      Olá, Rui!

      Tendo em vista que os desafios de empreender são os mais diversos, é preciso inovar para expandir o negócio e obter novas oportunidades de sucesso no mercado.
      Pensando em ajudar a potencializar os resultados da sua empresa, o Sebrae/SC oferece consultorias de inovação e tecnologia.

      Conheça as consultorias disponíveis, tenha informações sobre subsídios e outros benefícios, ou fale com um dos nossos Analistas de Negócios acessando este link.

      Acesse também nossa página especial para entrar em contato com a Central e Atendimento.

      Um abraço,
      Leandro – Sebrae/SC
      leandro.kalbusch@sc.sebrae.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *