Inovação e flexibilidade: como adaptar o seu negócio ao novo mundo mais digital

“Se o ritmo do mundo pré-coronavírus já era rápido, o luxo do tempo agora parece ter desaparecido completamente. As empresas que antes mapeavam a estratégia digital em fases de um a três anos agora devem dimensionar suas iniciativas em questão de dias ou semanas.”

É perceptível que a pandemia do COVID-19 é a nossa nova realidade e que, pelo menos, a curto prazo, toda dificuldade enfrentada gera um dado e um aprendizado para se adquirir. Como consequência, e até mesmo solução, empresários começaram a descobrir pra onde ir a partir daqui, mas a grande dúvida é: como se manter?  

Agora é a hora de reavaliar as iniciativas digitais – aquelas que fornecem ajuda de curto prazo para funcionários, clientes e o amplo conjunto de partes interessadas pelas quais as empresas são cada vez mais responsáveis ​​e aquelas que posicionam você para um mundo pós-crise. 

Neste mundo, algumas coisas voltarão à forma anterior, enquanto outras mudarão para sempre. 

Sabemos o quão importante é manter sua empresa neste fluxo de adaptação. Por isso, criamos este artigo para você. Conheça agora quais são os principais meios da transformação digital para o seu negócio!

Sua empresa já está preparada para mudanças? 

Um passo importante para transformar e inovar é entender qual o nível de maturidade digital do seu negócio. Você pode realizar essa análise através do Diagnóstico do Sebrae, clicando aqui.

Com esta ação será possível identificar e implementar mudanças que são realmente necessárias para a transformação digital da sua empresa e que lhe trarão vantagens, aumento da agilidade nas rotinas de trabalho e maior visibilidade no mercado.

Mudanças trazem novas oportunidades

Com este novo cenário competitivo, muitas regras de negócio foram reescritas. Para se destacar neste meio, empresários e suas respectivas empresas precisam concentrar suas energias nas soluções digitais. 

Atualmente é possível inovar e se diferenciar focando em três meios: 

1. Experiência dos Funcionários

Se a gestão do seu negócio ainda precisa de ferramentas para começar uma transformação digital, é preciso que ela seja implementada internamente primeiro. 

Comece utilizando canais de comunicação, ferramentas para gestão de tarefas, projetos e equipe. Atualmente a melhor para comunicação é o Slack, e para gerenciamento de tempo e tarefas são, respectivamente, o Trello e Asana. Todas possuem o plano Basic (gratuito).

Entenda que sem cultuar essas noções básicas na cultura da empresa, vai ser ainda mais difícil aplicar isso ao seu negócio e fazer com que seus funcionários lidem com ferramentas digitais. 

Nada é tão complexo, mas precisa de uso e experiência. Assim você estará caminhando para um desenvolvimento mais saudável e seguro.

2. Experiência do Cliente

Ferramentas digitais não são novidades, mas a implementação delas com softwares de dados geram uma grande diferença em como você pode mudar a experiência de consumo do seu cliente. 

As mídias sociais, app’s, e-commerce, e-mail marketing, chat de atendimento, são os principais meios que te colocam mais perto de quem busca pelo seu produto e/ou serviço. Com um tempo de uso você vai poder analisar os dados levantados e começar a projetar metas, com mais confiança e certeza do que estará entregando. 

Atualmente temos softwares de análise, como o Google Analytics, Simple Analytics, Gauges, entre outros com bastante recursos e bastante úteis. Lembre-se que os dados não mentem e são grandes aliados para o seu negócio. 

É importante ressaltar aqui que alguém da sua equipe, ou até mesmo você, saiba utilizar os dados coletados a favor da empresa. 

3. Processos operacionais

Assim como a pandemia destacou onde as melhorias digitais podem ser feitas, também ofereceu uma visão sobre a melhor forma de se preparar para o novo normal. Inicialmente comece analisando seus produtos e/ou serviços, metodologia de venda e outras operações.

Com os recursos existentes, ferramentas e plataformas digitais, unidas aos dados coletados, os processos podem ser adaptados e futuramente incorporado novas tendências. 

Entenda que estamos vivenciando tudo em constante movimento, a inovação e transformação são elementares. Porém, não comece esperando que tudo irá gerar um retorno imediato, qualquer modificação no processo de trabalho e seus meios demanda tempo, energia e dinheiro.

Invista no seu negócio, invista na inovação, mas com paciência e conhecimento, repense como a transformação digital na sua empresa pode ocorrer a nível de estratégia futura.

Tudo bem às vezes estarmos com receio sobre o futuro, principalmente quando falamos de negócios. 

Novos hábitos sociais e de consumo estão surgindo, consequentemente novas empresas e produtos estão se tornando cada vez mais relevantes, e é exatamente aí que estão as oportunidades.

Essa é a hora de gerar novos valores! Não perca a chance de participar de Bate-Papos e um Encontro de Negócios, com profissionais renomados da área de Inovação e Tecnologia.

Vamos juntos aprender estratégias para cada área da inovação e descobrir como implementar as melhorias para crescer. Afinal, se a sua empresa quer alcançar resultados melhores, tem que inovar para ser cada vez melhor! 

Confira a programação completa e Inscreva-se:

1 comentário em “Inovação e flexibilidade: como adaptar o seu negócio ao novo mundo mais digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *