Inteligência de mercado: sua empresa se destacando da concorrência

Inteligência de mercado
Inteligência de mercado ajuda sua empresa a conhecer a concorrência e ter mais resultados

Você já deve ter ouvido falar que informação é poder. No universo empresarial, essa máxima ganha ainda mais importância. É por meio do acesso a informações qualificadas que sua empresa pode conhecer a concorrência, o ambiente de negócios e as principais oportunidades de atuação e crescimento. A inteligência de mercado é o campo que coleta e analisa dados do contexto econômico para que você possa trilhar o melhor caminho na sua empresa.

É a inteligência de mercado que poderá dizer, por exemplo, o que os seus clientes preferem, o quanto estão dispostos a investir no seu produto ou serviço e que tipo de experiência querem diante da aquisição de um bem. Do mesmo modo, essa é a área que elabora o conhecimento necessário para que você ganhe competitividade frente à concorrência.

Vantagens da inteligência de mercado para o seu negócio

Quando você acessa informações detalhadas sobre o mercado em que sua empresa está inserido, é mais fácil planejar a expansão dos negócios com solidez e confiança nos objetivos a serem alcançados. Assim, a inteligência de mercado é capaz de indicar tendências, mostrar a demanda dos consumidores, identificar problemas e necessidades, além de ser uma ótima ferramenta para analisar a concorrência e ajudar a construir sua estratégia para se destacar no mercado.

Tudo isso torna mais inteligente o processo de tomada de decisão, ou seja, a escolha dos seus fornecedores, que modelo de negócio será implementado, para onde serão direcionados os seus investimentos e outras decisões que fazem parte do dia a dia do seu empreendimento.

De qual inteligência de mercado estamos falando?

O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) é responsável por monitorar o mercado catarinense, identificando e produzindo conteúdos estratégicos para que micro e pequenos empresários estejam a par de todas as condições para o desenvolvimento dos negócios. Assim, são elaborados conteúdos com focos distintos, mas com um único objetivo: munir o empresário de conhecimento para facilitar a tomada de decisão.

Os produtos de inteligência de mercado do Sebrae/SC buscam corresponder à necessidade de conhecimento do empreendedor quando o assunto é competitividade em oito setores que movimentam a economia catarinense:

Diante das diferentes oportunidades que os segmentos acima apresentam, são desenvolvidos desde infográficos, passando por tendências de mercado, pesquisas sobre o comportamento do consumidor, até cenários de mercado e projeções para o futuro que trazem informações estratégicas para o crescimento das empresas de Santa Catarina.

Os Casos de Sucesso também estão entre as pesquisas desenvolvidas. Com eles, são evidenciadas as trajetórias e resultados de empresas catarinenses que alcançaram um ótimo desempenho e têm muito a compartilhar com quem busca o crescimento. Assim, é possível conhecer diferenciais, experiências, produtos, serviços e inovações que levaram negócios à expansão e ter inspiração para montar a própria estratégia. 

Todas essas informações fornecem subsídios para que o empreendedor saia na frente da concorrência, incorporando novas ideias e estabelecendo mais confiança nas escolhas que devem ser feitas diariamente.

Quer conhecer os relatórios, pesquisas e conteúdos desenvolvidos pela equipe de inteligência de mercado do Sebrae/SC? Clique aqui e aproveite os materiais gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *