Mercado de alimentação saudável: dos comes aos bebes, uma grande oportunidade de negócio

SIS-AlimentaçãoSaudável-SEBRAE-Empreendedorismo

A alimentação saudável é uma tendência crescente na vida da população brasileira. Na luta contra a obesidade e em busca de hábitos alimentares conscientes, consumidores têm buscado cada vez mais produtos naturais. Além de trazer benefícios para a saúde, esse cenário abre um leque de oportunidades.

Isso porque o mercado de alimentação saudável vai de vento em popa no Brasil, com uma movimentação que chega a US$ 35 bilhões por ano, fruto de um crescimento de 98% entre os anos de 2009 e 2014.

O que o consumidor está buscando?

Para aproveitar todo esse potencial, é preciso conhecer as preferências do público-alvo. Muitos consumidores estão deixando de consumir lactose e glúten por conta de intolerâncias e alergias, enquanto outros buscam incluir mais vegetais e grãos na dieta.

Há também a parcela que abandonou o hábito de comer carnes e aqueles que trocaram os refrigerantes por sucos, chás e outras bebidas naturais. Todos esses públicos tomam suas decisões de compras baseados nessas escolhas. Não é à toa que 79% dos brasileiros substituem produtos convencionais por opções mais saudáveis.

Dicas para empreender

A abertura de lojas de produtos alimentícios e bebidas naturais são opções de negócios que se estabelecem diante da procura por uma alimentação saudável. E alguns pontos precisam de atenção. O local escolhido precisa comportar área de atendimento ao cliente, estoque e escritório, além de ser iluminado e muito bem higienizado e localizado.

Também é importante ficar atento à demanda do mercado. Que pontos da cidade ou públicos específicos carecem de uma loja de produtos naturais?  A resposta pode nortear sua estratégia. Após a abertura da loja, comunique-se de maneira educativa nas redes sociais e na loja, ensinando os consumidores sobre os benefícios dos itens comercializados: muitos clientes consumiriam mais se soubessem como usar ingredientes naturais.

Para matar a sede de bons negócios

Dentro desse mercado, a procura por bebidas naturais vem consolidando um importante nicho de mercado. São bebidas funcionais, água de coco, sucos verdes, chás e a kombucha (bebida obtida com a fermentação do chá) que cada vez mais caem no gosto dos consumidores e constituem uma oportunidade de negócio. Além disso, oferecem nutrientes para o organismo e são ótimos substitutos para os refrigerantes e sucos artificiais, que tiveram uma queda de 53% no consumo entre 2007 e 2017. Assim, abrem espaço para quem busca atuar no mercado ao mesmo tempo que promove melhores hábitos de alimentação.

Os Relatório de Inteligência elaborados pelo SIS aprofundam o conhecimento que você precisa para investir no comércio de produtos e bebidas naturais:

Faça o download gratuito do relatório sobre Lojas de produtos naturais

Faça o download gratuito do relatório sobre Bebidas Saudáveis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *