A sua empresa sabe qual o melhor perfil de colaborador?

O número de brasileiros com nível superior aumenta a cada ano. As estatísticas dos cursos de (MBA) Master of Business Administration também tem apontado crescimento. Esses dados somados aos vários cursos de extensão, tanto presencial quanto online, são a prova de que o mercado oferece cada vez mais profissionais com boa formação técnica para as empresas. No entanto, isso não significa que o trabalhador conseguirá se encaixar perfeitamente à cultura organizacional da empresa. É necessário criar um processo seletivo alinhado aos valores missão da corporação para encontrar o perfil de colaborador ideal.

Perfil de colaborador: a sua empresa sabe qual o melhor

E por que procurar pelo perfil de colaborador ideal é importante? Simples. Às vezes os gestores precisam de um profissional que esteja empenhado em contribuir para os resultados da empresa e esse comprometimento vai além da capacidade técnica. Como fazer para encontrar esse funcionário? Uma boa prática é criar o perfil junto com o RH para que consigam desenvolver um processo seletivo que leve em conta a formação técnica, habilidades, valores pessoais e experiências anteriores.

Lembre-se que ao alocar corretamente seus colaboradores, você consegue extrair o melhor deles. Continue a leitura do artigo e confira mais dicas para identificar o melhor perfil de colaborador para a sua empresa.

5 DICAS PARA ENCONTRAR O PERFIL DE COLABORADOR IDEAL PARA SUA EMPRESA

Defina as habilidades ideais

Não existe colaborador perfeito, mas é possível definir a partir da missão, valores e objetivos da empresa qual profissional vai se adaptar mais facilmente à cultura organizacional. O que você está buscando? Se você conta com referências fica mais fácil priorizar para entrevistas as pessoas que possuem essas habilidades. Para verificar se os candidatos estão dentro de suas referências, monte um arquivo com sexo, faixa etária, escolaridade, formação e experiências anteriores (aqui vale pesquisar o clima organizacional das empresas por onde o candidato passou).

Tenha claro as funções que o colaborador vai desempenhar

Deixe claro desde o início qual a função que o candidato irá desempenhar. Explique o que será exigido dele e quais os indicadores serão utilizados para medir o seu desempenho. Não esqueça de explicar o que é prioritário na função. Assim, o candidato consegue se autoanalisar e descobrir se o seu perfil é ideal ou não para a vaga. Inserir um colaborador numa função errada pode torná-lo improdutivo e até gerar demissões que além de gerar custos para empresa pode se transformar em uma grande dor de cabeça para ambas as partes.

Maturidade emocional

Estude o perfil comportamental do candidato. A maturidade emocional é uma das habilidades mais valorizadas e difíceis de ser avaliada em uma seleção. No entanto, existem vários testes que conseguem avaliar essa competência. Se o trabalho em sua empresa é estressante ou lida diretamente com o público, invista na contratação de um psicólogo para fazer parte do processo. Afinal, o perfil comportamental do candidato deve facilitar a sua produtividade na organização.

Entenda a essência do candidato

Conheça mais sobre o profissional. Questione não apenas sobre sua experiência profissional, mas também sobre os seus hobbies, o que gosta de ler, assistir e ouvir. Pergunte sobre suas aspirações e quais são suas expectativas dentro do segmento ao qual está se candidatando. Saber um pouco mais a respeito da trajetória de vida do profissional, vai ajudar a identificar a sua disciplina e paciência diante das dificuldades no dia a dia da empresa.

Fale sobre a história da empresa

Na entrevista, conte um pouco da história da empresa: metas, direitos e deveres. Explique também algumas diretrizes de conduta e metodologia de relacionamento com clientes. Assim, se o profissional não se identificar com as regras da empresa, pode sair do processo seletivo e, caso se enquadre no esperado, inicia o processo de integração sabendo o que é esperado dele.

Gostou de nossas dicas para identificar o perfil de colaborador ideal para a sua empresa e quer saber mais sobre o tema? O Sebrae oferece uma capacitação em gestão de pessoas. Nele, você receberá orientações para conquistar e manter os talentos de sua empresa.

CRM_atraia_fidelize_satisfaça