O que é ROI e como calcular?

Uma das grandes preocupações de todo empreendedor é sobre como investir o seu dinheiro, e ter certeza de que haverá um retorno lucrativo. Como é impossível prever com antecedência a efetividade de uma aplicação, a maneira mais coerente de escolher corretamente os investimentos prioritários é saber qual o seu retorno financeiro efetivo. Por este motivo, neste artigo nós explicaremos o que é ROI e como você pode calculá-lo para fazer as aplicações mais inteligentes para o seu negócio. Continue acompanhando.

Você sabe quais são as estratégias que dão resultados e são capazes de aproximar o negócio de suas metas? Além disso, sabe medir se elas estão sendo cumpridas efetivamente e se o dinheiro e tempo investido estão dando retorno? É importante contar com métricas e análises para garantir o destinamento correto para os investimentos.

o que é ROI

Afinal, o que é ROI?

Você já deve ter ouvido falar sobre ROI, certo? O termo é uma sigla para a expressão em inglês “Return Over Investment”, ou “Retorno Sobre Investimento” em tradução literal. Por meio desse indicador, é possível saber quanto a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.

Esse indicador tem uma importância grande para qualquer organização, e deve ser constantemente aplicado e verificado. Com esses indicativos financeiros, a tomada de decisão estratégica é facilitada porque a sua compreensão dos gargalos de investimento e pontos críticos ficam em evidência. Dessa forma, você consegue pensar em alternativas mais eficientes e mapear onde pode reduzir os custos que trazem menos benefícios.

Calcular o retorno sobre investimento da maneira correta garante o acesso a informações importantes que poderão auxiliar na modificação de metas comerciais mais tangíveis.

Como calcular o ROI?

Por se tratar de um indicador econômico, o Retorno Sobre Investimento pode assustar os pequenos empreendedores, mas não se preocupe pois é muito simples calculá-lo. Para obter o ROI, basta você subtrair o investimento total do ganho que você obteve e dividir esse valor novamente pelo investimento. Ou seja, você pode medir o ROI da seguinte maneira:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 2 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 500 reais, temos:

ROI = (2.000 – 500) / 500

ROI = 3

Isso significa que o retorno financeiro foi de 3 vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 300%.

Atenção: é importante que todos os gastos do processo sejam incluídos. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Organize as finanças da empresa para calcular o ROI e ter mais segurança

Muitas vezes, o empreendedor não está atento aos indicadores que mostram a saúde financeira do negócio. Por isso, é importante fazer os registros dos ganhos através de uma planilha de fluxo de caixa, por exemplo. Além disso, imprescindível manter organizada as finanças da empresa.

Por meio destes indicadores, será viável obter um panorama geral dos ganhos e investimentos da empresa a curto, médio e longo prazos.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais sobre os serviços de consultoria empresarial.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

One thought on “O que é ROI e como calcular?

  1. Epitácio Reply

    Interessante a matéria sobre o ROI, pois ajuda muito a elucidar os resultados dos investimentos para microempresários que tenham dúvidas!

Deixe uma resposta para Epitácio Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *