Oportunidades no agronegócio: tendências e novas tecnologias

A agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo. Dados do último Censo Agropecuário mostram que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios do país, com até 20 mil habitantes. Diante desse cenário há diversas oportunidades no agronegócio para inovação e expansão no mercado. Continue a leitura e conheça as tendências para o setor!

oportunidades no agronegócio

O mercado nacional do agronegócio 

O agronegócio é responsável pela renda de 40% da população economicamente e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo. É por meio da agricultura familiar que o Brasil produz 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 21% do trigo, 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

Esses pequenos produtores representam a maior parte da produção de diferentes insumos no país. Apesar do volume com que produzem, o trabalho acontece, em grande parte, de forma caseira. Mas aos poucos a tecnologia tem proporcionado recursos fundamentais para a execução do trabalho no campo com agilidade e eficiência. 

Como utilizar a tecnologia no agronegócio

Um levantamento realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) mostra que a tecnologia já é um recurso utilizado pelo agronegócio. De acordo com os dados obtidos, 67% das propriedades agrícolas utilizam algum tipo de inovação tecnológica.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, mostra que os produtores rurais já utilizam a internet e estão habituados a contar com esse recurso para realizar atividades relacionadas com o próprio negócio, como acessar e-mail, sites do governo e divulgar a empresa.

Apesar das facilidades de acesso à internet para execução dessas e outras tarefas, o produtor da agricultura familiar é o que tem mais dificuldade com a inclusão de tecnologias em seu negócio.  

Os pequenos produtores enfrentam desafios, principalmente, para concessão de crédito. Em muitos casos, os agricultores não sabem como adquirir recursos para aquisição de sistemas ou equipamentos ou quais são os créditos disponíveis. 

O Sebrae atua unindo os produtores, estimulando as atividades em grupo, em associações e cooperativas, e levando informação. A formação de grupos aumenta o poder de compra dos produtores e a escala de venda dos produtos. Assim, o Sebrae age como facilitador da comunicação entre os principais agentes do setor, fazendo com que o pequeno produtor se torne conhecido. 

Além disso, orienta e instrui o pequeno produtor sobre a formalização, um dos principais passos para quem quer obter crédito para investir no próprio negócio. Depois de formalizado, o agricultor pode até prestar serviços para organizações governamentais. 

Tendências para quem quer crescer: conheça 7 oportunidades no agronegócio

A tecnologia é um estímulo para o surgimento de oportunidades no agronegócio. O uso de recursos tecnológicos automatizam os processos, aumentam a precisão das tarefas, minimiza os erros, reduz os custos e aumenta a efetividade na condução das atividades. 

Em pouco tempo, o produtor tem retorno do investimento e consegue fazer novas aquisições, com maquinários e equipamentos cada vez mais modernos. Veja a seguir quais são as tendências em tecnologia que vão proporcionar oportunidades no agronegócio. Confira!

Sistemas de gestão

Entrada e saída de insumos, aquisição de novos produtos, fluxo de caixa, gestão de estoque e outros recursos, são fundamentais para a organização dos processos. Ter todas as informações centralizadas, proporciona mais segurança para o negócio. Além disso, será mais fácil consultar os dados quando for necessário. 

Os sistemas de gestão reúnem todas as informações importantes sobre o negócio. Por meio desse recurso, é possível acompanhar o movimento da produção, das vendas e das finanças, proporcionando uma visão geral ou aprofundada sobre a gestão. 

Oportunidades no agronegócio com o uso de sensores

Os sensores oferecem uma série de benefícios para o produtor rural. É possível ter informações sobre a plantação, o solo, agilizar a coleta de dados etc. Além disso, os sensores podem ser usados para o envio de comandos automáticos, para que as atividades sejam realizadas à distância e em tempo real. 

Dessa forma, elimina a necessidade do produtor estar em um determinado local, quando poderia executar outra atividade. Ou seja, é possível realizar múltiplas tarefas no mesmo momento. 

Assim como diversas áreas da indústria, a agricultura também pode contar com recursos como Internet das Coisas (IoT) e Big Data. Essas ferramentas coletam dados que serão analisados para auxiliar na tomada de decisão com mais qualidade e assertividade. As soluções auxiliam na coleta de dados, no monitoramento, entre outros recursos. 

Automatização de processos jurídicos

Quem quer crescer precisa lidar com muitas burocracias. A expansão dos negócios exige o cumprimento com uma série de exigências legais, com isso é necessário administrar muitos documentos. 

A automatização dos processos jurídicos agilizam a gestão desses documentos. Os sistemas prestam suporte no processo de obtenção de documentos necessários para situações específicas, como a concessão de crédito, por exemplo. 

Alguns sistemas permitem até a autenticação de documentos por meio de uma assinatura eletrônica. O recurso substitui o reconhecimento de firma, necessário no fechamento de contratos e compras. 

Drones

Os drones já vêm sendo utilizados em diferentes setores. No campo, o equipamento ajuda a captar imagens aéreas, para acompanhar o desenvolvimento da lavoura, por exemplo. O objetivo é verificar o surgimento de pragas, doenças e até roubos no campo. 

Os drones contam com câmeras específicas, que permitem o processamento da imagem e a identificação de uma área específica, de acordo com o estresse hídrico, pragas, doenças e outras divergências constatadas. 

Marketplace

O marketplace é um ambiente online, onde o produtor pode manter uma loja para venda de seus produtos. O espaço é de domínio de uma empresa, mas diversos vendedores podem se cadastrar para vender produtos dos mais variados tipos. No que diz respeito à agricultura, o produtor pode divulgar e vender seus produtos nesse ambiente.

Porém, é importante estar atento para as formas de envio, armazenamento, divulgação, atendimento ao cliente, entre outras questões que podem ser mais críticas para a venda de produtos agrícolas.

Redução no uso de agrotóxicos

Uma das principais vantagens da agricultura familiar é o menor índice no uso de agrotóxicos, quando comparado com a produção em escala. Os agricultores familiares contam com incentivos, com uma linha de crédito exclusiva para produção de base orgânica.

Além disso, o produtor rural também pode contar com recursos tecnológicos que auxiliam na  redução do uso de agrotóxicos, químicos ou biológicos, pois aumentam a eficiência do sistema de aplicação, com melhor deposição das gotas sobre os alvos biológicos.

oportunidades no agronegócio

Agricultura Vertical

A falta de área para a produção não será mais problema para a agricultura familiar. A agricultura vertical consiste na formação de um conjunto destinado para a produção em camadas verticais. 

É um recurso que favorece o pequeno produtor de áreas urbanas ou quem quer começar a produzir, mas não tem uma área para isso. Para isso, utiliza-se técnicas da agricultura de interior e tecnologia com controle ambiental. 

A tecnologia permite que todos os fatores sejam monitorados e seja feito controle artificial da luz, controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e fertirrigação.

Em um futuro não muito distante, a produção agrícola poderá ser feita em grandes centros urbanos.

Para concluir…

A tecnologia pode tornar a agricultura familiar mais eficiente e rentável para os produtores rurais. Porém, para ter acesso a esses recursos e expandir o desenvolvimento do negócio, o produtores rurais precisam se formalizar, antes de mais nada, e adquirir conhecimento sobre as ferramentas mais adequadas para as particularidades do seu negócio. 

A consultoria individual do Sebrae pode te ajudar com esse processo. As consultorias são realizada por profissionais especializados, com objetivo de orientar os empreendedores com suas dúvidas sobre a abertura ou condução do projeto. Acesse o site do Sebrae e agende a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *