Tenho perfil empreendedor? Veja as suas possibilidades

Cerca de 75% dos brasileiros preferem ter seu próprio negócio a serem funcionário de uma empresa, mas quando olhamos para o mercado não é exatamente isso que vemos. Qualquer empreendimento demanda atenção, conhecimento e algumas características essenciais para um perfil empreendedor.

No entanto, existem empresários que não são empreendedores. Eles não dominam mais que algumas áreas específicas do negócio e podem até ter sucesso algum dia, mas não estão preparados para as mudanças constantes do mercado. Já um empreendedor tem conhecimentos e habilidades em diversas áreas e avalia constantemente seus pontos fortes e fraquezas, suprindo as deficiências quando necessário.

Tenho perfil empreendedor? Veja as suas possibilidades

Perfil empreendedor de sucesso

Como ninguém nasce empreendedor, precisa desenvolver talentos e características positivas ao longo do tempo. Abaixo, listamos algumas características básicas que fazem parte de um perfil empreendedor de sucesso:

  • Otimismo, motivação e entusiasmo: acreditar que o projeto vai dar certo é fundamental para estar sempre motivado. Essas pessoas não esperam prêmios externos, como compensação financeira, para permanecerem entusiasmadas.
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo e ter ciência de seus talentos para defender opiniões são atitudes esperadas de um empreendedor autoconfiante. Assim, eles se permitem ousar.
  • Coragem: lidar bem com riscos pressupõe coragem, cautela e precaução. Um bom empreendedor fará de tudo para não fracassar, mas não é atormentado ou paralisado pelo medo de fracassar.
  • Resiliência e persistência: um empreendedor não desiste facilmente. Motivação, convicção e entusiasmo, estão presentes em um perfil empreendedor e ajudam a não desistir até que tudo comece a fluir adequadamente.
  • Energia: É fundamental bastante energia para aguentar tarefas que exijam intensos esforços iniciais.

8 tipos de empreendedores

Embora muitas características em comum sejam encontradas nos empreendedores, as pessoas são diferentes umas das outras. Porém, o desejo de colocar suas ideias em prática é um ponto em comum. A classificação abaixo leva aspectos comportamentais e motivacionais do empreendedor e não é a única. Tente identificar em qual perfil empreendedor você se encaixa.

1. Nato

A grande motivação é realizar um sonho, mesmo quando trabalha para outras pessoas. Geralmente esse tipo quer abrir um negócio nos próximos anos.

2. Meu Jeito

Como esse tipo quer tudo do seu jeito (e ser reconhecido por isso), enfrenta dificuldade quando trabalha em algo que não acredita. Ele é fiel a crenças, ambições e valores e não tem muita capacitação.

3. Informal

Ganha dinheiro para sobreviver. O empreendedor informal está muito conectado a necessidades urgentes e por isso não tem visão de longo prazo. Por causa disso, não aceita riscos muito altos.

4. Situacionista

Foram levados a empreender. Situacionistas se agarraram a uma oportunidade que aparece ou estavam muito insatisfeitos com o mercado atual. Costumam ser menos otimistas e possuem maior aversão ao risco de um negócio.

5. Herdeiro

Além de crescer em um ambiente empreendedor foi incentivado a trilhar esse caminho. Alguns desses empreendedores, inclusive, herdam negócios de sua família.

6. Idealista

Se você quer contribuir e fazer a sua parte no mundo, você é um empreendedor idealista. Esse perfil está sempre tentando contribuir de alguma forma para a transformação social. Isso inclui ajudar a melhorar a vida de um grupo de pessoas, sempre atrelado a seus valores.

7. Busca do Milhão

A palavra-chave para ele é lucro. Este empreendedor tem uma meta muito clara: criar uma fortuna. Por isso, é ambicioso e ganancioso e está sempre focado no crescimento de seus negócios. A carreira deles é longa, o que proporciona um amadurecimento constante, passando por todos os estágios possíveis de desenvolvimento de uma empresa.

8. Corporativo

Também chamado de intraempreendedor, esse colaborador empreende novos projetos dentro da empresa em que trabalha. O funcionário empreendedor quer crescer na carreira dentro da empresa, além de ser ávido por promoções e bônus.

Seja qual for seu perfil empreendedor, a busca por capacitação, como a participação em oficinas na área, é uma das chaves para resolver os mais diversos problemas e alcançar o sucesso do seu negócio.

Ficamos curiosos: qual tipo de empreendedor você é? Compartilhe conosco nos comentários. Aproveite também para conhecer o Empretec, um curso ideal para quem deseja empreender ou que possui um negócio em andamento. É uma capacitação também para gestores e líderes de empresas que desejam desenvolver competências empreendedoras.

 

Crédito de imagem: Pressfoto/Freepik/CC