Planejamento tributário: como pagar menos impostos

O Brasil está no topo da lista dos países com a maior carga tributária do mundo. E uma grande preocupação dos empreendedores, principalmente os iniciantes, são as taxas de impostos, o temido imposto de renda. Na busca de alternativas muitos buscam em livros e fóruns na internet uma solução viável.

Adotar algumas medidas simples pode diminuir esse valor. Separamos abaixo duas opções mais comuns que podem auxiliar seu negócio na redução de tributos:

1-    Assistência médica: ao oferecer esse benefício ao seu funcionário, por não ser considerado como salário, o valor gasto não é tributado com encargos trabalhistas.

2-    Vale transporte e tíquete refeição: a empresa que faz declaração por lucro real, pode abater até 5% do tributo devedor sobre o lucro anual ao oferecer os benefícios.

Medidas como carro para executivo, juros sobre capital próprio, incentivos fiscais, entre outros, são consideradas práticas consolidadas a partir da legislação, e podem ser adotadas de acordo com a necessidade de cada empreendimento.

Na hora da decisão, vale a pena conferir o link que separamos com opções que vale a pena adotar, e outras que você deve ter cuidado. Confira aqui!

De todas as alternativas legais, a melhor de todas ainda é caprichar no planejamento tributário. A escolha do regime de tributação, refletindo o tipo e o porte do seu empreendimento, pode representar economia para sua empresa. Destacando que o regime pode ser alterado anualmente, de acordo com a necessidade do empreendimento.

O SEBRAE/SC oferece todo suporte necessário para o empreendedor, desde o planejamento do negócio, até cursos e palestras de como se manter no mercado. Vá até a unidade mais perto de você e informe-se. Lembre-se que um bom planejamento é fundamental!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *