Como identificar problemas de produção e qualidade nas empresas

Em tempos de crise, as empresas percebem o quanto a produtividade é importante. Afinal, com recursos escassos é imprescindível fazer mais com menos, não somente em termos de quantidade, mas também de qualidade. Assim, é preciso identificar quais são os problemas que impedem a sua empresa de produzir mais, com mais qualidade, e com menos gastos. 

Em todos os segmentos, desde restaurantes, produtores de insumos, até fábricas de tecido, por exemplo, há uma lógica nos processos. O fluxo de trabalho passa por alguns quesitos importantes para a produção e qualidade, como: cadeia de suprimentos, certificações, controle da qualidade e mapeamento e melhoria de processos. 

Vamos abordar esses processos mais significativos para as empresas e como identificar e resolver problemas relacionados a eles. 

produção e qualidade

Problemas e soluções em processos-chave para a produção e qualidade

 

Cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, trata-se de empresas, recursos, pessoas e atividades envolvidas no processo de transportar produtos ou serviços dos fornecedores até os clientes. Um dos grandes problemas relacionados à cadeia de suprimentos é a gestão do estoque, já que é difícil prever vendas futuras e armazenar o suficiente para prover essa demanda, sem sobrecarregar a produção e gerar estoque excedente. 

Assim, algumas soluções possíveis são:

  • Implantação da ferramenta Lean Manufacturing, com foco em melhoria contínua, redução de custos, agilidade na produção, maior capacidade produtiva e melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários; 
  • Implantação de processos de organização e controle de estoque, com conhecimento dos itens estocados, giro de estoque e tempo de ressurgimento dos itens, além da identificação desses itens e implantação ou otimização de controles informatizados;
  • Aperfeiçoamento da cadeia de suprimentos, melhorando processos de produção e qualidade por meio da análise dos padrões existentes, bem como a adequação de práticas que possam ser ineficientes.

Certificações

A obtenção de certificações, sejam elas ambientais, de bem-estar animal, de qualidade, de segurança alimentar, entre outras, são um selo que torna uma empresa diferenciada naquele quesito.  Ou seja, é problemático para as empresas não possuírem certificações em suas áreas de atuação porque a concorrência certamente as têm ou está correndo para obtê-las. 

As principais certificações, atualmente, são:

 

ISO 9001

A ISO 9001 é a principal certificação relacionada à qualidade, indicada para empresas de qualquer porte ou segmento. O foco da ISO 9001 é promover um sistema de gestão que garanta a satisfação dos clientes por meio da otimização de processos. 

 

ISO 14001

A ISO 14001 tem como foco o Sistema de Gestão Ambiental, questões sustentáveis e proteção ambiental que devem estar ligados aos processos da empresa, de acordo com protocolos internacionais. 

 

ISO 17025

A ISO 17025 é uma certificação de laboratório de calibração e ensaios, garantindo que as empresas realizem processos com precisão e obtenham resultados de alta qualidade. 

 

NBR 16001

A NBR 16001 está relacionada ao sistema de responsabilidade social, incentivando o comprometimento das empresas com a promoção da cidadania, além da transparência em suas atividades e do desenvolvimento sustentável da região onde atuam. 

 

Gestão da qualidade

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é indispensável para minimizar problemas de produção e qualidade nas empresas. Para a obtenção da certificação ISO 9001, por exemplo, é necessário possuir um SGQ bem sólido e otimizado, passando por etapas como o diagnóstico, escopo e implantação desse sistema. Algumas ações em prol da implantação ou otimização do SQG atual são:

– Aplicação de processos de boas práticas, com a documentação desses processos e o treinamento das equipes para segui-los.

– Realização de auditorias internas, visando, por exemplo, ao atendimento das normas propostas pela ISO 9001.

– Execução de um diagnóstico da situação atual da empresa com relação ao seu Sistema de Gestão da Qualidade, reportando os principais problemas e propondo soluções.

 

Mapeamento e Melhoria de Processos

Existem inúmeros problemas ligados aos processos das empresas, desde a não realização de boas práticas até a falha de comunicação interna, entre muitos outros. Portanto, como são problemas específicos de cada empresa, muitas são as soluções possíveis, como:

– Aplicação de metodologias de boas práticas para diferentes segmentos, como agricultura de precisão em empresas agrícolas, metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) em empresas da construção civil, higienização em laboratórios, entre muitas outras.

– Elaboração de manuais técnicos e fichas técnicas para segmentos diversos.

– Melhoria da marca, com aprimoramento do design da logomarca, embalagens, rótulos e ambientes.

Consultorias para melhoria da produção e qualidade

O melhor método para identificar e solucionar problemas de produção e qualidade em sua empresa é a contratação de uma consultoria. Empresas de consultoria são especialistas em suas áreas e conseguem ter um olhar imparcial, visualizando os seus desafios e propondo soluções, junto à sua equipe.

O Sebrae oferece uma série de consultorias de inovação e tecnologia, por meio de um programa denominado Sebraetec, diagnosticando seus problemas e propondo soluções, em parceria com empresas especializadas nos mais variados segmentos. Quer saber mais? 

Entenda como funciona o Sebraetec e como o Sebrae pode lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *