Mercado de maquiagem: crescimento que permite fechar bons negócios

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O mercado de maquiagem vive um momento positivo e, apesar da crise que afeta boa parte dos segmentos ligados ao consumo, vem registrando crescimento. A expectativa para 2019 é que as vendas neste mercado alcancem os R$ 7,68 bilhões, o equivalente a um crescimento de 9,24% em relação a 2017.

São diversos os fatores que levam ao bom desempenho. Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Brasil já é conhecido pelo grande consumo de itens de higiene e beleza. Agora, o mercado brasileiro observa o chamado efeito batom: com a retração econômica, muitos consumidores deixam de recorrer a salões de beleza para realizar maquiagem em casa.

O resultado é a alta na venda de produtos de beleza e a manutenção dos bons negócios do setor mesmo em um momento de instabilidade.

Tendências de consumo para aproveitar o bom momento

Como meio de preservar a maquiagem por mais tempo, as mulheres têm optado por produtos impermeáveis, entre os quais os preferidos são os batons (53%), rímeis (44%) e corretivos, bases e pós faciais (34%). Investir nesses produtos é uma forma de corresponder às necessidades e expectativas de  consumidores.

No mesmo sentido, as transformações motivadas pelo comércio digital também estão gerando iniciativas com o objetivo de proporcionar experiências mais completas. São serviços de e-commerce que enviam amostras para experimentação dos produtos, clubes de assinatura, aplicativos que ligam revendedoras a consumidores. Todos estão caindo no gosto do público.

O serviço de maquiador delivery também emerge como possibilidade de negócios, especialmente para empreendedores que ainda não têm condições de alugar um espaço próprio. Com maior valor agregado e custos de operação menores, o maquiador delivery oferece exclusividade, comodidade e a possibilidade de ter um pontapé inicial para negócios maiores.

A atenção a produtos naturais também está presente no mercado de maquiagem e estimula a criação de produtos orgânicos, veganos, que devem estar no radar dos empreendedores do ramo.

Nichos que podem ser explorados

Os homens também estão em busca de melhor aparência e uma pele mais saudável, tanto que 31% dos brasileiros afirmam usar algum produto para cuidados faciais. Para eles, produtos práticos e com embalagens pequenas fazem grande sucesso: loções pós-barba, creme antirrugas, bases e hidratantes labiais estão entre os preferidos.

Outro público que ainda observa carência na oferta de produtos específicos são consumidores de pele negra. Muitos relatam a ausência de maquiagens e outros itens com tonalidades adequadas à diversidade de cores da população brasileira. Também sentem falta de representação na divulgação de marcas já existentes.

A pele madura também requer cuidados especiais. Com o envelhecimento da população, esse segmento de público consome cosméticos e maquiagem até mais tarde, abrindo espaço para investimentos em produtos que atendam às necessidades da terceira idade.

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