Serviços de decoração ganham espaço no setor de casa e construção

Architect, interior designer (Artist creative) working at table with drawing sketch, laptop computer in office / Home renovation, decoration & Real estate conceptual

O mercado imobiliário brasileiro observa sinais de retomada, abrindo caminho para uma maior oferta de serviços de decoração. Somente em 2018, lojas especializadas no segmento registraram crescimento de 4%, movimentando R$ 77,4 bilhões e deixando em evidência a atuação de arquitetos e designers de interiores.

Além disso, o mercado de decoração, somando produtos e mão de obra, cresceu 500% entre 2004 e 2014 e indica que profissionais da área têm muito espaço a preencher. Quer conhecer ainda mais esse segmento? Confira abaixo!

Panorama dos serviços de decoração no Brasil e Santa Catarina

De acordo com dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o Brasil fechou o ano de 2017 com 15.119 empresas de serviços de arquitetura, o equivalente a um crescimento de 64% em relação a 2007. Em Santa Catarina, no mesmo período, o salto foi ainda maior, de 113%, totalizando 714 empresas e fazendo do estado o sexto com mais companhias da área no país.

Já no que se refere a empresas de designer de interiores, o aumento foi mais expressivo, tanto no mercado brasileiro quanto no catarinense. No Brasil, o ano de 2017 encerrou com 4.019 companhias do segmento, um incremento de 184% frente a 2007. Santa Catarina acompanhou a tendência e observou um crescimento de 186% na mesma década, somando 126 empresas.

Em todos esses cenários, as microempresas despontam com maioria absoluta nos serviços de decoração. No Brasil, 99,37% dos serviços de arquitetura são prestados por microempresas, enquanto em solo catarinense o índice chega a 98,95%. Paralelamente, quando considerado o design de interiores, 99,86% das companhias do país são microempresas e, em Santa Catarina, 99,21% das empresas do ramo são micro.

Arquitetos e designers de interiores: diferenças e similaridades na atuação

Os grandes responsáveis e especialistas em realizar os serviços de decoração são os arquitetos de interiores e os designers de interiores. São eles que desenvolvem projetos e soluções para que ambientes residenciais e comerciais fiquem mais bonitos, eficientes, seguros e confortáveis. Assim, definem materiais, acabamentos, técnicas e metodologias que serão aplicadas na renovação de ambientes.

A atuação tanto de arquitetos quanto de designers de interiores é bastante similar, resguardada a diferença de que os primeiros estão habilitados a fazer mudanças estruturais nos imóveis que passam por reforma.

Quer saber mais sobre mercado de trabalho, despesas e previsão de vendas para empresas do segmento de decoração? Baixe agora a pesquisa “O mercado de serviços de decoração”, realizada pelo Serviço de Inteligência Setorial do Sebrae/SC.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *