Semana da Transformação Digital: por que você deve participar desse evento

É cada vez mais comum que brasileiros tomem decisões baseadas em informações obtidas a partir de seus smartphones e computadores. As empresas que estão atentas a essa mudança de comportamento buscam manter uma presença digital relevante para se destacarem da concorrência e atrair mais clientes. Como você pode se inserir nesse cenário de inovações e fechar mais negócios? É o que será debatido durante a 2ª edição da Semana da Transformação Digital.

O evento será realizado de 8 a 12 de julho e é promovido pelo Sebrae/SC, a NSC Total e Transformação Digital.com. A participação é gratuita. A programação conta com vídeos online (webinars) sobre gestão e vendas inseridas no contexto da transformação digital.

Transformação digital

Já falamos aqui no blog que a tecnologia e a internet das coisas estão mudando o modo como as empresas pensam seus produtos, serviços e até mesmo como se comportam diante dos consumidores e da sociedade. O conceito que representa esse fenômeno é a transformação digital. Mas você sabe o que é isso?

 

O que é a transformação digital?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transformação digital não é um conceito do futuro. Ele representa um movimento que vem acontecendo há algum tempo nas organizações. E se a sua empresa ainda não se adaptou à ela, é melhor correr para não ficar para trás. Você deve estar pensando, “como eu faço isso”?

A transformação digital se refere ao processo de adaptação das empresas por meio de recursos tecnológicos, seja para melhorar o desempenho das equipes, aprimorar os produtos ou serviços oferecidos e assegurar melhores resultados diante da concorrência. O conceito ultrapassou a barreira das grandes organizações e chegou às empresas de todos os portes. Tornou-se uma peça fundamental não só para destacar as organizações da concorrência, mas para mantê-las vivas no mercado.

 

Como a transformação digital está impactando as empresas?

Nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil vêm apostando na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Uma pesquisa do Sebrae identificou que 89% dos empresários de Santa Catarina declaram acessar a internet com frequência. Além disso, 35% dos empresários do estado afirmam que suas empresas possuem página na internet, e 54% possuem página no Facebook, maior índice do país.

Segundo a pesquisa Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar, desenvolvido pelo Harvard Business Review Analytics Services, 43% das empresas que participaram do estudo estão conquistando resultados positivos a partir da adoção da transformação digital. Além disso, os números são ainda mais expressivos quando os investimentos em soluções digitais estão presentes em todos os níveis de operação da empresa.

 

As pequenas empresas devem investir ou não na transformação digital?

É normal os empresários de micro e pequenos negócios questionarem se devem fazer parte dessa onda e aderir à transformação digital em suas rotinas de trabalho. Neste caso, a resposta é que é extremamente necessário que isso aconteça. Cada vez mais, os consumidores estão priorizando empresas adaptadas às novas tecnologias. As que não se reinventarem, estarão sujeitas ao esquecimento.

Está enganado quem pensa que a transformação digital só diz respeito às grandes empresas de tecnologia e inovação. Esse conceito pode — e deve — ser implementado em organizações dos mais diversos portes e segmentos, seja para otimizar o atendimento ao cliente pela internet, reforçar a presença digital e profissionalizar o uso de páginas nas redes sociais utilizando aplicativos gratuitos para aumentar a produtividade, e automatizar os processos internos.

Esses processos podem parecer pouco significativos, mas a adaptação à transformação digital é geralmente feita com a introdução gradual desses elementos na cultura da empresa. Se você está passando por isso, é muito provável que esteja dirigindo seu negócio para o caminho certo.

A verdade é que, nos dias de hoje, o acesso às novas tecnologias está mais facilitado. Afinal, não é necessário desembolsar uma fortuna para implementar um sistema de gestão automatizado ou adquirir equipamentos de alto custo, por exemplo.

 

semana da transformação digital

 

Participe da Semana da Transformação Digital do Sebrae/SC

A Semana da Transformação Digital é formada por uma série de palestras e conteúdos que serão transmitidos online e de forma gratuita. Durante esse período, os empreendedores poderão aprender sobre:

  • Novas formas de vender seus produtos;
  • Utilização das redes sociais nas vendas e no atendimento;
  • Mudanças nos modelos de gestão e;
  • Ferramentas que ajudam a aumentar seus volumes de vendas.

“A transformação digital é uma realidade no país e os empresários precisam estar atentos às novidades para pensar de maneira estratégica no desenvolvimento do negócio. O objetivo dessa iniciativa é justamente mostrar como a presença digital pode aumentar a competitividade das empresas”, afirma o gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC, Jefferson Reis Bueno.

Com a Semana da Transformação Digital, o Sebrae pretende ajudar o empreendedor de micro e pequeno negócio a estruturar e potencializar o processo de inclusão tecnológica em seu negócio. Além disso, oferecemos auxílio às empresas a respeito da cultura da inovação.

 

 

As inscrições para a Semana da Transformação Digital podem ser feitas neste link. O evento ocorre do dia 8 ao dia 12 de julho de 2019. Confira a programação:

08/07 – Presença digital: saiba como atrair mais clientes e fechar negócios

09/07 – Tudo sobre redes sociais: o que você precisa saber para montar a estratégia da sua marca

10/07 – Solidificando o relacionamento com clientes: como engajar e fidelizar o seu público

11/07 – O que muda na gestão das empresas com a transformação digital

12/07 – Novas formas de vender o seu produto: como a transformação digital mudou o mercado

A Semana da Transformação Digital é um projeto idealizado pelo Sebrae, em conjunto com a NSC Total e TransformaçãoDigital.com e conta com a parceria das empresas ContaAzul, ExactSales, HiPlatform, Hiper, HostGator, Resultados Digitais, Shopify e Zygo.

A iniciativa está em sua segunda edição e se faz necessária, pois em um mundo cada vez mais tecnológico e que demanda inovações diárias, pensar fora da caixa é essencial para se destacar no mercado. Por isso, não perca tempo e garanta já a sua inscrição na Semana da Transformação Digital.

Em nosso blog, você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. Aproveite para aprender mais sobre transformação digital com estes conteúdos aqui. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

Post publicado originalmente em 09/08/2018 e atualizado em 17/06/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *